O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

125.ª ORDINÁRIA DO 3.° PERÍODO DA 1.ª LEGISLATURA

EM 11 DE JUNHO DE 1913

(NOCTURNA)

Presidência do Exmo. Sr. Anselmo Braamcamp Freire

Secretários os Exmos. Srs.

Artur Rovisco Garcia
Carlos Calisto

Sumário. - Chamada e abertura da sessão. Leitura e aprovação da acta. Não houve expediente.

Ordem da noite. - Lê-se e entra em discussão o parecer n.º 170, referente à proposta de lei n.° 164-D, autorizando a Câmara de Moura a desviar determinada quantia para melhoramentos locais, sendo aprovado, sem discussão, na generalidade como na especialidade.

Entra em discussão, depois de lido, o projecto de lei n.º 92-E, autorizando o Govêrno a conceder o bronze necessário para o busto de Câmara Pestana, sendo aprovado por unanimidade, depois de usarem da palavra os Srs. Senadores Sousa Júnior, José de Pádua e Miranda do Vale. Lê-se e entra em discussão o parecer n.º 184 respeitante à demolição de uma igreja na Covilhã, usando da palavra o Sr. Senador Abílio Barreto. Depois de aprovado na generalidade e na especialidade, é dispensada a última redação a requerimento do Sr. Senador Arantes Pedroso.

Seguidamente continua a, discussão do projecto de lei sôbre a caça (artigo 8.°). Usando da palavra vários Srs. Senadores, que mandam diversas propostas para a mesa, as quais foram aprovadas salva a redacção, ficando ultimada a discussão do projecto.

Lê-se depois, e entra em discussão, o parecer n.° 185 relativo à aplicação dum excesso de verba do orçamento do Ministério da Guerra, para missões de estudo, sendo aprovado, na generalidade e especialidade, depois de usarem da palavra os Srs. Senadores Goulart de Medeiros e Abílio Barreto, que requereu dispensa da última redacção.

Lê-se e entra em discussão o parecer n.° 192 referente a um empréstimo de 650$000 escudos para municipalização de diversos serviços em Braga, usando da palavra, os Srs. Miranda do Vale e Estêvão de Vasconcelos, ficando pendente a discussão.

Em seguida encerra-se a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Alfredo Djalme Martins de Azevedo.
Anselmo Augusto da Costa Xavier.
António Brandão de Vasconcelos.
António Joaquim de Sousa Júnior.
António Ladislau Piçarra.
António Maria da Silva Barreto.
Artur Rovisco Garcia.
Bernardo Pais de Almeida.
Carlos António Calisto.
Carlos Richter.
Cristóvão Moniz.
Domingos Tasso de Figueiredo.
Elísio Pinto de Almeida e Castro.
Francisco Correia de Lemos.
Joaquim José de Sousa Fernandes.
José Afonso Pala.
José António Arantes Pedroso Júnior.
José Estêvão de Vasconcelos.
José Maria Pereira.
José Miranda do Vale.
Luís Fortunato da Fonseca.
Manuel Martins Cardoso.
Ramiro Guedes.