O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.º 4

EM 30 DE JUNHO DE 1915

Presidência do Exmo. Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Exmos. Srs.

Bernardo Pais de Almeida
José Pais de Vasconcelos Abranches

Sumário.— Com a presença de 24 Srs. Senadores foi aberta a sessão, procedendo-se à leitura da acta, que foi aprovada sem reclamação, dando-se em seguida conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Senador Pedro Martins refere-se a um processo instaurado contra o padre Manuel Diogo Rêgo, do concelho de Estremoz.

O Sr. Senador Bôto Machado requere, pelos Ministérios da Guerra e das Colónias, vários documentos.

O Sr. Senador João Maria da Costa pede urgência na discussão do projecto de lei referente à construção do caminho de ferro de Paialvo a Tomar. Sobre o assunto usam da palavra os Srs. Senadores António Maria Baptista, José Maria Pereira e Augusto Cimbron, sendo o projecto aprovado e dispensada a última redacção.

O Sr. Senador Cimbron pede que seja distribuída a lei de receita e despesa, e. o Sr. Senador Pina Lopes comunica a constituição da comissão administrativa do Congresso.

Ordem do dia.— O Sr. Senador Sousa Júnior requere que seja discutida, em primeiro lugar, a proposta apresentada pelo Sr. Senador Estêvão de Vasconcelos, modificando a comissão do Orçamento, o que foi aprovado, elegendo-se a respectiva comissão.

Discute-se seguidamente a proposta apresentada em uma das anteriores sessões pelo Sr. Senador Sousa Júnior, alterando a constituição das comissões de instrução e fomento. Sôbre o assunto usa da palavra o Sr. Senador Pedro Martins, a quem responde o Sr. Senador Sousa Júnior, que envia para a Mesa um aditamento, que foi aprovado. O mesmo Sr. Senador propõe, e a Camara aprova, que as comissões de finanças, guerra, colónias e regimento sejam eleitas simultaneamente, o que tambêm é aprovado.

Procede-se seguidamente à eleição e respectivo escrutínio.

O Sr. Ministro das Finanças (Vitorino Guimarães) apresenta uma proposta de lei transferindo verbas, na importância de 18 contos, para as despesas de expediente no seu Ministério, sendo aprovada sem discussão.

O Sr. Ministro do Fomento (Manuel Monteiro) manda para a Mesa uma proposta de lei abrindo um crédito extraordinário, na importância de 100 contos, para despesas de exploração de correios e telégrafos. Falam sôbre o assunto os Srs. Senador Alberto da Silveira, Pedro Martins e Estêvão de Vasconcelos, sendo a proposta aprovada depois de haver sido concedida a urgência e dispensa do Regimento, e da última redacção, tendo dado explicações o respectivo Ministro (Sr. Manuel Monteiro).

Em seguida o Sr. Presidente encerrou a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Alfredo Rodrigues Gaspar.

António José Lourinho.

António Xavier Correia Barreto.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Augusto Cymbron Borges de Sousa.

Bernardo Pais de Almeida.

Carlos Richter.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Daniel Telo Simões Soares.

Francisco de Pina Esteves Lopes.

Herculano Jorge Galhardo.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

João Maria da Costa.

Joaquim José de Sousa Fernandes.

Joaquim Pedro Martins.