O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SIESSÃO N.° 11

EM 16 DE DEZEMBRO DE 1913

Presidência do Exmo. Sr. Manuel Goulart de Medeiros

Secretários os Exmos. Srs.

António Bernardino Roque
Bernardo Pais de Almeida

Sumário. - Chamada e abertura da sessão. - Leitura e aprovação da acta. - Expediente.

Antes da ordem do dia. - Segunda leitura e admissão da proposta do Sr. Senador Rovisco Garcia para ser aditado um novo parágrafo ao artigo 38.° do Regimento. - O Sr. Senador Tomás Cabreira justifica e manda para a mesa um projecto de lei sôbre fomento agrícola no Algarve.

Ordem do dia. - Continuação da discussão sôbre a proposta de lei n.° 226-B, parecer n.° 227, para ser anexada à comarca de Paços de Ferreira a freguesia de Lordelo do concelho de Paredes. Fala sôbre êste assunto o Sr. Senador Djalme de Azevedo, que manda para a mesa uma moção. - Tendo entrado na sala os Srs. Ministros da Justiça e da Instrução Pública interrompe-se a ordem do dia. - O Sr. Senador Miranda do Vale refere-se a um decreto que pelo Ministério da Justiça autorizou um abono extraordinário e o Sr. Senador João de Freitas a um despacho de contador para a comarca da Covilhã. A ambos êstes Srs. Senadores responde o respectivo Ministro. - O Sr. Senador José Maria Pereira ocupa-se de assuntos referentes ao Liceu de Camões, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Instrução Pública. - Prossegue a discussão da proposta de lei em ordem do dia e usam da palavra os Srs. Senadores Leão de Meireles, Antão de Carvalho, Daniel Rodrigues, Afonso Prala, José de Castro e Djalme de Azevedo. - É prorrogada a sessão a requerimento do Sr. Senador Ladislau Parreira e a requerimento do Sr. Senador Arantes Pedroso é dada a matéria por discutida sem prejuízo dos oradores inscritos. - Depois de terem falado os Srs. Senadores Brandão de Vasconcelos e José de Castro, faz-se votação nominal, a requerimento do Sr. Senador Leão de Meireles, sôbre a moção do Sr. Senador Djalme de Azevedo, que é rejeitada. - O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Alberto Carlos da Silveira.
Alfredo Djalme Martins de Azevedo.
Alfredo José Durão.
Antão Fernandes de Carvalho.
António Bernardino Roque.
António Maria da Silva Barreto.
Artur Rovisco Garcia.
Bernardo Pais de Almeida.
Cristóvão Moniz.
Evaristo Luís das Neves Ferreira de Carvalho.
Inácio Magalhães Basto.
João da Câmara Pestana.
João José de Freitas.
Joaquim José de Sousa Fernandes.
Joaquim Leão Nogueira de Meireles.
José António Arantes Pedroso Júnior.
José de Cupertino Ribeiro Júnior.
José Estêvão de Vasconcelos.
José Maria Pereira.
Luís Fortunato da Fonseca.
Luís Inocêncio de Ramos Pereira.
Manuel Goulart de Medeiros.
Manuel Rodrigues da Silva.
Manuel de Sousa da Câmara.
Tomás António da Guarda Cabreira.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Adriano Augusto Pimenta.