O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

1913-1914

Sessão N.º 60

EM 23 DE MARÇO DE 1914

Presidência do Exmo. Sr. Anselmo Braamcamp Freire.

Secretários os Exmos. Srs.

António Bernardino Roque

Bernardino Pais de Almeida

Sumário. — Chamada e abertura da sessão. Leitura e aprovação da acta. Menciona- -se o expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Presidente informa o Senado de que foi procurado por uma comissão da Associação Comercial dos Lojistas de Lisboa, que lhe entregou uma representação pedindo para ser publicada no «Sumário», o que foi autorizado. O Sr. Senador António Macieira pede que lhe seja concedida o palavra para quando estiver presente o Sr. Ministro do Fomento, a fim de tratar de assunto referente ao Banco Mercantil de Lisboa. Os Srs. Senadores Rodrigues da Silva, Pais Gomes, Cupertino Ribeiro e Leão de Meireles, apresentam requerimentos pedindo esclarecimentos. O Sr. Senador Daniel Rodrigues fala sôbre as conclusões do inquérito à polícia civil de Lisboa, e apresenta um requerimento que foi aprovado. Sôbre o assunto usam da palavra os Srs. Senadores Sousa Fernandes, Abílio Barreto e Afonso Pala. O Sr. Senador António Macieira pede a urgência para a discussão de duas propostas de lei da iniciativa do Sr. Ministro da Justiça (Manuel Monteiro), acêrca do transporte e sustento dos presos, as quais já estão na mesa. Foi autorizado em votação nominal, sendo as propostas de lei aprovadas sem discussão, na generalidade e na especialidade. É aprovada, a requerimento do Sr. Senador Estêvão de Vasconcelos, a dispensa da última redacção.

Prossegue a discussão da proposta de lei relativa à criação do concelho de Alcanena, e de a anexação da freguesia de Malhou de Santarêm. Sôbre o assunto usam da palavra vários Srs. Senadores, requerendo o Sr. Ladislau Piçarra, que se prorrogue esta parte da sessão até se votar o projecto, o que foi aprovado. O Sr. Senador Djalme de Azevedo apresenta e justifica uma proposta de adiamento, que é rejeitada. Aprovada a generalidade de projecto, lê-se o artigo 1.°, usando da palavra o Sr. Senadorr Brandão de Vasconcelos, ficando ainda para ser discutido na imediata sessão.

Antes de encerrar a sessão. — Usam da palavra os Srs. Senadores Alberto da Silveira acêrca do inquérito aos serviços policiais e Brandão de Vasconcelos sôbre terrenos incultos.

Mandam para a mesa declarações de voto os Srs. Senadores João de Freitas e Adriano Pimenta.

Encerra-se a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio Baeta das Neves Barreto.
Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.
Albano Coutinho.
Alfredo Djalme Martins de Azevedo.
Alfredo José Durão.
Amaro de Azevedo Gomes.
Aníbal de Sousa Dias.
Anselmo Augusto da Costa Xavier.
Anselmo Braamcamp Freire.
António Augusto Cerqueira Coimbra.
António Bernardino Roque.
António Brandão de Vasconcelos.
António Caetano Macieira Júnior.
António Ladislau Parreira.
António Ladislau Piçarra.
António Maria da Silva Barreto.
António Xavier Correia Barreto.
Artur Augusto da Costa.
Bernardo Pais de Almeida.
Carlos Richter.
Domingos Tasso de Figueiredo.
Domingos José Afonso Cordeiro.