O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

DIÁRIO D

PORTUGUESA

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA N.° 3

(Convocada por decreto de 2 de Novembro de 1316) EM 9 DE NOVEMBRO DE 1916

Presidência ao Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Bernardo Pais de Almeida

Secretários os Ex.moí Srs.

Sumário.—Feita a, chamada, abre-se a sessão com 30 Srs. Senadores. Procede-se à leitura da acta, que foi aprovada, sem reclamação, e dá-se conta do expediente.

Na ordem do dia (adiamento das eleições administrativas). — Usa da palavra o Sr. Senador João de Meneses, a que responde o Sr. Ministro do Interior (Mousinho de Albuquerque).

O Sr. Senador João de Meneses apresenta na Mesa um requerimento pedindo uma sessão secreta.

O Sr. Presidente comunica que, estando pendentes na- outra Câmara projectos que o Governo considera urgentes, vai interromper a sessão até que esses projectos sejam recebidos na Mesa.

Reaberta a sessão, foi reconhecida urgente a proposta de lei sobre cursos complementares dos liceus, falando os Srs. Ministro de Instrução (Pedro Martins), e Senadores José Maria Pereira e Silva Barreto, sendo a proposta aprovada.

Seguidamente entra em discussão, a proposta de lei sobre um crédito para compra de livros da Junta do Crédito Público. Foi aprovada, sem discussão.

O Sr. Presidente do Ministério (António José de Almeida) justifica a proposta de lei concedendo ao poeta Gomes Liai a pensão anual de 600$, sendo aprovada depois de se associarem à proposta os Srs. Tomás da Fonseca e Faustino da Fonseca.

Antes'de se encerrar a sessão. —O Sr. Presidente comunica à Câmara que sendo muito grave o pedido constante do requerimento do Sr. João de Meneses, resolve pedir informações para depois tomar uma ^deliberação. E encerra a sessão.

/Srs. tíenadores presentes à abertura da sessão:

Alfredo José Durão. Amaro, de Azevedo Gomes.

Luis Inocêncio Ramos Pereira

António Alves de Oliveira Júnior. António José Gonçalves Pereira. António José Lourinho. António Xavier Correia Barreto. António Casimiro Alves Monteiro. Augusto de Yera Cruz. Bernardo Pais de Almeida. Caetano José de Sousa Madureira e Castro.

Carlos Kichter.

Faustino da Fonseca.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos San-tos.

João Duarte de Meneses.

Joaquim José Sousa Fernandes.

Joaquim Leão Nogueira Meireles.

José António Arantes Pedroso.

José de Castro.

José Estêvão de Vasconcelos.

José Maria Pereira.

José Tomás da Fonseca.

Júlio Ernesto de Lima Duque.

Luís da Câmara Leme.

Luís Filipe da Mata.

Luís Fortunato da Fonseca.

Luís Inocêncio Ramos Pereira.

Manuel Soares de Melo e Simas.'

Ricardo Pais Gomes.

Rodrigo Guerra Álvares Cabral.

Srs. Senadores que entraram durante

a sessão: