O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.° 9

EM 12 DE JULHO DE 1915

Presidência do Exmo. Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Exmos. Srs.

Bernardo Pais de Almeida
José Pais de Vasconcelos Abranches

Sumário.— Chamada e abertura da sessão.

Leitura e aprovação da acta.

Expediente.

O Sr. Estêvão de Vasconcelos manda para a Mesa um projecto de lei.

Tem segunda leitura outro projecto do Sr. Elísio de Castro.

Ordem do dia:

Proposta de lei n.° 9 (serviços da marinha colonial). É aprovada na generalidade e especialidade, depois de falar sôbre ela o Sr. Arantes Pedroso, que requere dispensa da última redacção.

Proposta de lei n.° 41-A (rendimentos da colegiada de Guimarães). É aprovada na generalidade e especialidade, sem discussão, requerendo a dispensa da última redacção o Sr. Daniel Rodrigues.

Proposta de lei n.º 178-P (pensões a dois párocos). A generalidade é aprovada, depois de usarem da palavra os Srs. Pedro Martins e Daniel Rodrigues. Na especialidade, falam os Srs. Fortunato da Fonseca, que manda para a Mesa uma proposta de emenda, Daniel Rodrigues, Pedro Martins, que apresenta um aditamento, sendo aprovada o artigo 1.° com as propostas. Depois de aprovado o artigo 2.°, sôbre o artigo 3.° discutem os Srs. Afonso de Lemos, Daniel Rodrigues e Pedro Martins, sendo aprovado êste artigo, bem como os seguintes.

O Sr. Presidente do Ministério, Ministro da Guerra e da Marinha (José de Castro) dá conta duma explosão na canhoneira «Ibo», lembrando um agradecimento ao oficial inglês que prestou socorros. É secundado nestes votos pelos Srs. Estêvão de Vasconcelos, Celestino de Almeida, José Maria Pereira, Silva Gonçalves e Arantes Pedroso; o Sr. Presidente propõe, um voto de sentimento pelo desastre e declara que se oficia ao Sr. Ministro da Inglaterra.

Proposta de lei n.° 179-B (lentes da Escola Naval). É aprovada na generalidade. Sôbre o artigo

1.°, entram em discussão os Srs. Pedro Martins, que manda uma proposta, Arantes Pedroso, Rodrigues Gaspar e Celestino de Almeida, sendo aprovado o artigo e rejeitada a proposta. Sôbre o artigo 2.°, usam da palavra os Srs. Pedro Martins e Rodrigues Gaspar, sendo aprovado não só êste artigo como os restantes, e requerendo o Sr. Arantes Pedroso a dispensa da última redacção.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Augusto Soares) declara-se habilitado ã interpelação do Sr. Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos e o Sr. Teixeira Rebelo reserva-se para falar sôbre o mesmo assunto.

O Sr. Presidente, depois de designar ordem do dia, encerra a sessão.

Estiveram os Srs. Presidente do Ministério e Ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

António José Lourinho.

António José da Silva Gonçalves.

António Maria Baptista.

António Xavier Correia Barreto.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Bernardo Nunes Garcia.

Bernardo Pais de Almeida.

Caetano José de Sousa Madureira e Castro.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Daniel Telo Simões Soares.

Francisco de Pina Esteves Lopes.

Herculano José Galhardo.