O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO INT.0 15

EM 14 DE JANEIRO DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretirios os Ex.mos Srs,

Sumário.—Chamada e abertura da sessão. Leitura e aprovação da acta. Expediente.

O Sr. João de Meneses propõe um voto de senti-'mento pelo incêndio do Depósito de Fardamentos e pela morte de alguns bombeiros.

É aprovado, depois de falarem no mesmo sentido os Srs. Estêvão de Vasconcelos, Celestino de Almeida, Silva Gonçalves e Ministro da Instrução (Ferreira de Simas).

O Sr. António de Campos acompanha uma nota de interpelação ao Sr. Ministro da Guerra de várias considerações justificativas.

O Sr. J sé Maria Pereira insta por documentos que pediu pelo Ministério do Fomento.

O Sr. Almeida Arez dirige-se ao Sr. Ministro das Colónias sobre um processo relativo ao secretário da Relação de Loanda, respondendo-lhe o mesmo Sr. Ministro (Rodrigues Gaspar J.

O Sr. Azevedo Gome-i ocupa-se do processo Eu-sébio da Fonseca, respondendo o Sr. Ministro das Colónias, falando ainda sobre este assunto o Sr. Pais Gomes.

Mandam papéis para a Mesa os Srs. Vicente Ramos, Simão José e Silva Barreto.

É lido e aprovado o parecer da comissão de infracções, relativo ao Sr. Augusto Cimbron.

E lida e aprovada a última redacção da proposta de lei n.° 122.

Ordem do dia. — Votação da proposta do Sr. Ministro das Colónias para Governador de Angola. E aprovada por 45 esferas brancas.

O Sr. Presidente apraza a sessão seguinte e encerra esta, depois de designar nova ordem do dia.

Estiveram presentes os Srs. Ministros das Colónias e de Instrução Pública.

iSrs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos,

Bernardo Pais de Almeida José Lino Lourenço Serro

Agostinho José Fortes. Alfredo José Durão. Amaro de Azevedo Gomes. António Augusto de Almeida Arez. António Campos. António José Lourinho. António José da Silva Gonçalves. António Xavier Correia Barreto. Augusto Casimiro Alves Monteiro. Augusto de Vera Cruz. Bernardo Pais de Almeida. Carlos Bichter.

Celestino Germano Pais de Almeida. Faustino da Fonseca. Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Francisco de Pina Este vês Lopes. Francisco Vicente Ramos. Herculano Jorge Galhardo. João Duarte de Meneses. Joaquim José de Sousa Fernandes. Joaquim Leão Nogueira de Meireles. Joaquim Pedro Martins. José Afonso Baeta Neves. José Eduardo de Calça e Pina de Câmara Manuel.