O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

lsT. 25

EM 2 DE FEVEREIRO DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr. José Machado de Serpa

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.—Chamadae abertura da sessão com 26 Srs. Senadores. Procede-ze à leitura da acta, que foi aprovada, e dá-se conta do expediente.

Ordem do dia.— O Sr. Presidente anuncia a continuação da discussão da proposta de lei n." 160, pessoal dos governos civis, e informa a Câmara de que havendo entrado nessa discussão não pode, conforme estabelece o artigo 17 ° do Regimento, presidir. Convida por isso o decano Sr. Senador Ferreira do Amaral a exercer essa f unção. Não estando, porém, presente o Sr. Ministro do Interior, passou-se à leitura do projecto de lei n.° 173. Na generalidade, que foi aprovada, falou o Sr. Senador António José Lourinho.

Na especialidade usant da palavra os Srs. Senadores António José Lourinho, Machado de Serpa, Lima Duque, Silva Barreto (relator), Aran-tes Pedroso, Pais Gomes e Jerónimo de Matos. Rejeitada a proposta de emenda do Sr. Senador Lima Duque, foi aprovado o projecto.

Lê-se e entra depois em discussão a proposta de lei n.° 167 (mobilização de indústrias). A sessão foi interrompida até comparecer o Sr. Ministro do Fomento.

Reaberta usam da palavra o Sr. Senador Celestino de Almeida e Ministro do Fomento (António Maria da Silva), que fica com a palavra reservada.

Antes de se encerrar a sessão: — O Sr. Senador José Maria Pereira insiste por documentos pedidos pelo Ministério do Fomento; e o Sr. Senador Silva Gouveia reclama contra a demora da distribuição postal em Lisboa. A ambos os Srs. Senadores responde o Sr. Ministro do Fomento, prometendo providenciar.

Seguidamente foi encerrada a sessão.

Srs. Senadoies presentes à abertura da sessão:

Alberto Carlos da Silveira. Alfredo José Durão.

Bernardo Pais de Almeida José Lino Lourenço Serro

Amaro de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira Júnior. António Augusto de Almeida Arez. António José Lourinho. António José da Silva Gonçalves. Bernardo Pais de Almeida. Caetano José de Sousa Madureira e Castro.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral.

Francisco de Pina Esteves Lopes.

Francisco Vicente Ramos.

Herculano Jorge Galhardo.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

José Afonso Baeta Neves.

José António Arantes Pedroso.

José Estêvão de Vasconcelos.

José Lino Lourenço Serro.

José Machado de Serpa.

Júlio Ernesto de Lima Duque.

Luís da Câmara Leme.

Luís Fortunato da Fonseca.

Porfírio Teixeira Rebelo.

Ricardo Pais Gomes.

Simão José.

Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.