O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO ^T. 27

EM 4 DE FEVEREIRO DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr, António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.—Feita a chamada, a que responderam 26 Srs. Senadores, abriu a sessão, procedendo-se à leitura da acta, que foi aprovada sem reclamação, e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Presidente informou, que a Associação Protectora da Arvore, por intermédio do Sr. Senador José de Castro, convida o Senado para assistir, hoje, a uma sessão solene. Foi interrompida a sessão até comparecer o Sr. Ministro do Interior. Reaberta, usa da palavra o Sr. Senador Alfredo Durão, que trata da falta de cereais em Trás-os—Montes, nomeadamente no distrito de Bragança, referindo-se também aos marcos que delimitam as fronteiras e estão, na sua maioria, derrubados. Responde o Sr. Ministro do Interior (Almeida Ribeiro). O Sr. Senador Tomás da Fonseca apresenta um projecto de lei acerca do pagamento de cotas para a caixa de aposentações de determinados professores.

Na ordem do dia.— Continua em discussão a proposta de lei n." 16G (pessoal dos governos civis), falando os Srs. Senadores Pais Gomes, que apresenta propostas de emenda, Simão José e Vasco Marques. Foi aprovada a proposta, bem como a emenda do Sr. Pais Gomes ao. artigo

Entra depois em discussão o projecto de lei n.° 185 (subsistências),usando da palavra os Srs. Senadores Celestino de Almeida, José Maria Pereira, Faustino da Fonseca, Pedro Martins e João de Meneses. Responde o Sr. Ministro do Fomento (António Maria da Silva). Foi aprovado o projecto, na generalidade e na especialidade, depois de haver sido prorrogada a sessão a requerimento do Sr. Senador Simão José, que foi aprovado.

Seguidamente, foi a sessão encerrada.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Agostinho José Fortes. Alfredo José Durão.

José Lino Lourenço Serro Simão José

Amaro de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira Júnicr. António José Lourinho. António José da Silva Gonçalves. António Xavier Correia Barreto. Caetano José de Sousa Madureira e Castro.

Carlos Richter.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Francisco Vicente Ramos.

Herculano Jorge Galhardo.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

José Afonso Baeta Neves.

José Lino Lourenço Serro.

José Machado de Serpa.

José Pais de Vasconcelos Abranches.

José Tomás da Fonseca.

Júlio Ernesto de Lima Duque.

Luís António de Vasconcelos Dias.

D. Luís da Câmara Leme.

Luís Fortunato da Fonseca.

Manuel Gaspar de Lemos.

Porfírio Teixeira Rebelo.

Simão José.

Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.