O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.º 30

(NOCTURNA)

EM 11 DE AGOSTO DE 1915

Presidência do Exmo. Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Exmos. Srs.

Bernardo Pais de Almeida

José Lino Lourenço Serro

Sumário.— Chamada e abertura da sessão.— Leitura e aprovação da acta.— Continuação da discussão do orçamento do Ministério do Interior: Imprensa Nacional. Usam da palavra os Srs. Pedro Martins, Daniel Rodrigues, Ministro das Finanças e Sousa Júnior, sendo aprovada a generalidade dos artigos constantes do parecer, e em seguida a especialidade, tendo usado da palavra os Srs. Pedro Martins, que apresenta proposta, e Daniel Rodrigues. É aprovada a proposta do Sr. Pedro Martins. É aprovado o orçamento da Imprensa Nacional.

Entra em discussão o orçamento da Direcção Geral de Saúde Pública. E aprovado sem discussão na generalidade e especialidade.

O Sr. Arantes Pedroso envia para a Mesa o parecer sôbre o orçamento do Ministério das Colónias.

Sôbre o orçamento das delegações de saúde, usam da palavra os Srs. José Maria Pereira e Daniel Rodrigues.

São aprovados os orçamentos de Sanidade Marítima, Pôsto de Desinfecção Pública de Lisboa, Pôsto Sanitário de Vilar Formoso e Hospital Joaquim Urbano. Sôbre êste orçamento, o Sr. Daniel Rodrigues apresenta duas propostas, sendo aprovadas.

São aprovados os seguintes orçamentos: inspecção das Águas Minero-medicinais, Secretaria Internacional de Higiene Pública e Assistência Pública. O Sr. Herculano Galhardo apresenta uma proposta relativa ao manicómio Bombarda. Usa da palavra o Sr. José Maria Pereira, que manda para a Mesa uma proposta assinada pelo Sr. Dr. Afonso de Lemos, relativa a subsidio à Câmara de Almodóvar.

Fala sôbre o assunto o Sr. Estêvão de Vasconcelos. Volta a usar da palavra o Sr. Herculano Galhardo.

É rejeitada a proposta do Sr. Afonso de Lemos.

São aprovados os orçamentos dos hospitais.

Sôbre o de S. José, usa da palavra o Sr. Pedro Martins e Ministro do Interior. O Sr. Sousa Júnior requere a prorrogação até se votar o orçamento do Ministério do Interior. É aprovado. Usam da palavra os Srs. Pedro Martins e Ministro do Interior. É rejeitada a proposta do Sr. Herculano Galhardo, e aprovado o orçamento do Hospital de S. José, bem como o da Vila de Monsão.

É aprovado o orçamento do distrito de Vila Rial, sem discussão. E aprovado o capítulo 7.°, tendo usado da palavra o Sr. Pais Gomes, que apresenta ^proposta, Daniel Rodrigues e Arantes Pedroso. É aprovada a proposta do Sr. Pais Gomes. E aprovado o orçamento da despesa do pessoal em disponibilidade.

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Agostinho José Fortes.

Amaro de Azevedo Gomes.

Alfredo Rodrigues Gaspar.

António Joaquim de Sousa Júnior.

António José Lourinho.

António José da Silva Gonçalves.

António Maria da Silva Barreto.

António Xavier Correia Barreto.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Bernardo Pais de Almeida.

Carlos Richter.

Daniel José Rodrigues.

Daniel Telo Simões Soares.