O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IsT.° 32

EM II DE FEVEREIRO DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex,mos Srs.

Sumário.—Chamada e abertura da sessão. Leitura da acta, que foi aprovada, sem reclamação, dando-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.—O Sr. Senador Lima Duque lê e justifica uma proposta de aquisição de livros para a aula de taquigrafia, e o Sr. .'Senador Pais Abranches, aludindo às condições deploráveis da sala em que funciona aquela aula, lê e justifica uma proposta. O mesmo Sr. Senador refere-se à falta de esterilização da água fornecida aos Srs. Senadores. Acerca dêst& assunto o Sr. Presidente informa que a comissão administrativa já providenciou.

• Instam por documentos dos diversos Ministérios os Srs. Senadores Vicente Ramos, Teixeira Rebelo e José Maria Pereira.

O Sr. Presidente informa que ainda não foi posta à votação a última redacção do projecto referente aos empregados dos governos civis, porque o Sr. Senadsr Pais Gomes havia pedido para falar. nobre o assunto. Depois das explicaçôe-i doa Srs. Senadores Fortunado da Fonseca e -^iinão José, foi aprovada a última r.edacção.

O Sr. Senador Teixeira Rebelo refere-se a erige das subsistèncias, desitjnadamenteno distrito de Vila Rial, e alvitra diversas medidas no sentido de atenuar a crise. Responde o Sr. Ministro do Interior (Almeida Ribeiro).

Pede licença, por motivo de doença, o Sr. Senador Simão José.

Na ordem do dia (mobilização das indústrias) falam os Srs. Ministro do Fomento (António Maria da Silva)^e Senadores Pedro Martins, Estêvão de Vasconcelos (relator), Simão José, António Arez, Lima Duque e Daniel Rodrigues. Foi aprovada toda a matéria da esterilidade com as alterações derivadas das diferentes propôs tas de le^ apresentadas por a*jutis uo* t geridos Srs. Senadores, e que foram aprovadas.

Lê-se depois, e entra em discussão, a proposta de lei n." 161, referente a pensões de sangue às fa-

i Bernardo Pais de Almeida <_ p='p' uno='uno' serro='serro' i='i' josé='josé' lourenço='lourenço'>

mílias dos aeronautas portugueses. Foi aprovada sem discussão, e dispensada da última redacção Segue-se -para discussão o projecto n.° 165. A requerimento, porém, do Sr. Herculano Galhardo que foi aprovado, volta o projecto à comissão de yuerra.

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura ã a

Alfredo José Durão. Amaro de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira Júnior. António José Lourinho. António Maria da Silva Barreto António Xavier Correia Barreto. Augusto Casimiro Alves Monteiro. Bernardo Pais de Almeida. Caetano José de Sousa Madureira e Castro.

Carlos Richter.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral.

Francisco de Pina Esteves Lopes.

Heroulano Jorge Oalhardo.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

Joaquim José de Sousa Fernandes.

José Afonso Baeta Neves.

José Estêvão de Vasconcelos.

José Lino Lourenço Serro.

José Pais de Vasconcelos Abranches.

Júlio Ernesto de Lima Duque.

Luís da Câmara Leme.