O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SE S S AO lsT.°

.EM 15 DE MARÇO DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr, António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mos Sr?,

\ Bernardo Pais de Almeida ) José Lião Lourenço Serro

Sumário.—Feila a chamada, a sessão abriu com 35 Sr s. Senadores. Leu-se a acta, que foi aprovada, sem discussão, e deu-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Presidente lê uma carta do Sr. António José de Almeida comunicando que o Sr. Presidente da Jfej>ú»lica o havia incumbido de organizar um Ministério Nacional. Seguidamente manda proceder à chamada para votação nominal da urgência requerida em uma das anteriores sessões pelo Sr. Senador Hercu-lano Galhardo acerca dadi.^cus^ão dum projecto de lei por este Sr. Senador apresentado. Foi autorizada a uryência; aprovado o projecto e dispensado da última redacção.

O Sr. Senador José Maria Pereira justifica uma proposta' de congratulação petas manifestações feitas pelos portugueses, no Rio de Janeiro, em prol da Pátria. Associam-se, com louvor, os Srs. Senadores Estêvão de Vascon>-e'os, pela esquerda da Câmara, Celestino de Almeida, pelos enolucionis-tas, e Uva Gonçalves pelo Partido Católif-o, sendo a proposta aprovada por aclamação. Diferentes Srs. Senadores pedem documentou por vários Ministérios.

Na ordem do dia. — O Sr. Senador Pais Abranches requere que entre c.in discussão na Ordem a proposta de lei n.° 194, e. o vr. Senador Her-culano Galhardo requere lu,/ar. Ambos os requerimentos foram aprovados

Entrando em discussão a proposta de lei n." 192 foi aprovada, sem discussão, e fl i s pensada d't última redacção a requerimento 'Io Sr. Senador Her-culano Galhardo.

Entra depois em disciixnão '>stade lei n." 194. Falam os Srs. Senadores Crf.e*tino de Almeida, Herculnno Galhardo, Pai* Ibranches e Je.ro-nimo de Matou. Foram aprnaadax a pi oposta de emenda do primeiro parecei- da ••owixsão de fomento e a apresentada pelo Sr. Sena

tos. Aprovados também o artigo 1." e seu parágrafo, salvas as emendas, bem como o artigo 2." da comissão de finanças com a proposta de aditamento apresentada pelo Sr. Senador Celestino de Almeida. Aprovado o artigo 3.° e dispensado o projecto da última redacção.

Segue-se na discussão a proposta de lei n.° 168, concedendo reforma a um farmacêutico, sendo aprovada e dispensada da última redacção.

Entra depois em discussão a proposta de lei n.° 188, reconhecendo o direito à pensão a um capelão. Foi aprovado.

A seguir inicia-se a discussão da proposta de lei n.° 170 relativa a Cabo Verde.

O Sr. Silva Gouveia requere a contagem, verificando-se não haver número suficiente de Srs. Senadores para prosseguirem os trabalhos.

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Alfredo José Durão. Amaro de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira Júnior. António José Gonçalves Pereira. António José Lourinho. António José da Silva Gonçalves. António da Silva Gouveia. ' António Xavier Correia Barreto. Augusto Casimiro Alves Monteiro. Augusto Cymbron Borges de Sousa. Augusto de Vera Cruz. Bernardo Pais de Almeida. Caetano José de Sousa Madureira e Castro.