O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

IsT. 56

EM 13 DE ABRIL DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.—Abertura da sessão. Leitura e aprovação da acta. Expediente.

A requerimento do Sr. António Arez, vota-se a dispensa do líeçjimento para a discussão -imediata da proposta de lei n." 2àl.

Ordem do dia — Proposta de lei n." 251 (Em-•préstimoi de r>00.000$ para a província de Moçambique). E aprovada depois de discutida pelos Srs. Celestino de Almeida, António Arez, José Maria Pereira e Arantes Pedroso. E também dispensada da última redacção, a requerimento do Sr. António Arez.

O Sr. Presidente anuncia que o Sr. João de Meneses foi nomeado para a comissão de comércio, em substituição do Sr. José Maria Pereira.

Proposta de lei n." 237 (paróquia civi^de Vale de Paraíso Entram na sua discussão os Srs. Pais Gomes, Vicente Ramos, Fortunato da Fonseca e Machado de Serpa, sendo aprovada na generalidade e especialidade, ficando prejudicada uma substituição do Sr. Vicente Ramos. Foi dispensada a última redacção, a requerimento do Sr. Fortunato da Fonseca.

São aprovadas propostas para agregação e substituição de membros de comissões j da iniciativa do Sr. tlerculano Galhardo.

Projecto de lei n." 180 (Paróquia civil da Fa-zenda, na [lha das Flores). Tomam parte na sua discussão os Srs. Machado de Herpa, Pais Gomes e Fortunato da Fonseca, sendo aprovadas duas propostas do Sr. Machado de Serpa e o projecto de lei.

Projecto de lei n." 18>1 (Paróquia civil de Santo António, na Ilha de S. Jorge). Usam da palavra os Srs. Faustino da Fonseca, Pais Gomes, Vicente líamos e Fortunato da Fonseca, sendo aprovadas propostas do Sr. Vicente liamos e aprovado o projecto.

Proposta de lei n." 195 (Funcionários administrativos de Lisboa e Porto). É discutida pelos Srs. Fortunato da Fonseca, Pais Gomes e Agostinho

Bernardo Pais de Almeida José Lino Lourenço Serro

Fortes, sendo aprovada com algumas das propôs tas do Sr. Pais Gomes e da comissão.

O Sr. Presidente apraza a sessão seguinte, designando a ordem do dia.

Srs. Senadores presentes à abertvra da sessão:

Alfredo José Durão. Amaro de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira Júnior. António Augusto de Almeida Arez. António José Gonçalves Pereira. António José Lourmho. António José da Silva Gonçalves. António Maria da Silva Barreto. António Xavier Correia Barreto. António Casimiro Alves Monteiro. Bernardo Pais de Almeida. Carlos Richter.

Celestino Germano Pais de Almeida. Faustino da Fonseca. Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Francisco de Pina Esteves Lopes. Francisco Vicente Ramos. Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos. João Duarte de Meneses. João Ortigão Peres. José Afonso Baeta Neves. José António Arantes Pedroso. José Eduardo de Calça e Pina de Câmara Manuel.