O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IfcT.0 8

EM 20 DE DEZEMBRO DE 1916

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex,m08 Srs.

Sumário.—Feita a, chamada, abre a sessão com a presença de 36 Srs. Senadores. Lida a acta, que é aprovada, sem reclamação, dá-se conta do expediente.

Os Srs. Senadores Alvares Cabral, Melo Si-mas e Ortigão Per es tratam da defesa das costas dos Açores e Algarve, e o Sr. Senador Aran-tes Pedroso refere-se ao projecto de delimitação de zonas marítimas entre Portugal e Espanha, insistindo também pela aquisição de hidro-aviões.

O Sr. Senador Faustino da Fonseca alude à oferta ds casa e água para-estação de telegrafia sem fios nos Açores. A todos os £rs. Senadores respondem os Srs. Ministros da Guerra (Norton de Matos) e da Marinha (Azevedo Coutinho).

O Sr. Presidente propõe um voto de sentimento pelo falecimento do Sr. D. António Aires de Gouveia, a que se associam os Srs. Senadores João de Meneses, Estêvão de Vasconcelos, Celestino de Almeida e Ministro da Justiça (Mesquita de Carvalho). Aprovado por unanimidade.

O Sr. Presidejttç do Ministério (António José de Almeida} referente, à proposta apresentada em uma das sessões anteriores fixando a pensão anual de 600$ ao poeta Gomes Liai. Foi aprovada sem discussão.

O Sr. Senador João de Meneses alude ao ataque de Revuma. Responde o Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Colónias (António José de Almeida).

O Sr. Senador Vasconcelos Dias requere, e a Câmara, aprova, a urgência e dispensa do Regimento pari a proposta de lei referente aos crimes contra a segurança do Estado. Posta em discussão, falam os Srs. Senadores José rle Castro, Agos~ tinJio Fortes, Alberto da Silveira, Estêvão de Vasconcelos, Presidente do Minidtévio e Minisbrç das Colónias e Ministro da Guerra. Foi aprovada, depois de ser requerida a prorrogação da sessão pelo Sr. Sousa Fernandes.

Pelo Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Colónias foi comunicado à Câmara um tele-

Bernardo Pais de Almeida Luís Inocência Ramos Pereira

grama do Sr. general Gil acerca da vitória em África, usando da palavra o Sr. Senador Estêvão de Vasconcelos.

Seguidamente o Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

-Agostinho José Fortes.

Alberto Carlos da Silveira.

Alfredo José Durão.

António Alves de Oliveira Júnior.

António Augusto de Almeida Arez.

António Joaquim de Sousa Júnior.

António José Gonçalves Pereira.

António José Lourinho.

António Maria da Silva Barreto.

António da Silva Gouveia.

António Xavier Correia Barreto.

Bernardo Pais de Almeida.

Elísio Pinto de Almeida e Castro.

Faustino da Fonseca.

Francisco Joaquim • Ferreira do Amaral.

Francisco de Pina Esteves Lopes. •

Francisco Vicente Ramos.

Herculano Jorge Galhardo.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

João Duarte de Meneses.

João Maria da Costa.

João Ortigão Peres.

Joaquim José Sousa Fernandes.