O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

lsT.

EM 21 DE MARÇO DE 1917

Presidência do £i.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Bernardo Pais de Almeida

Secretários os Eí.mo' Srs,

Sumário.—Feita a chamada, abre a sessão com 28 Srs. Senadores.

Procede-se à leitura da acta, que é aprovada sem reclamação, e dá-se conta do expediente.

Na bancada ministerial o Sr. Ministro da Guerra (Norton de Matos).

Antes da ordem do dia.— O Sr. Senador Alvares Cabral refere-se aos portos dos Açores, que necessitam ser artilhados; pede o imediato funcionamento dos tribunais militares, e manifesta a conveniência de que as praças já instruídas sejam licenciadas para auxiliarem os trabalhos agrícolas.

O Sr. Senador Silva Gouveia trata do agravamento dos fretes entre a Guiné e a metrópole.

O Sr. Senador José Maria Pereira alude ao péssimo pão, que aeacha à venda, e trata danoticianos jornais dum conflito havido entre o Sr. Ministro da Justiça e um director geral do mesmo Minis--tério.

A todos os Srs. Senadores responde o Sr. Ministro da Guerra (Norton de Matos).

Apresentam projectos de lei'os Srs. Senadores Pina Lopes e Simão José.'

Na ordem do dia.— (Projecto do Instituto Feminino de Educação e Trabalho). Verifica-se a discussão e votação do projecto acerca do qual falaram e apresentaram propostas de emenda os Srs. Silva Barreto, Arantes Pedroso, Agostinho Fortes (relator), Alberto da Silveira, Pina Lopes, Tomás da Fonseca, Ministros de Instrução (Pedro Martins) e da Guerra (Norton de Matos). O projecto foi aprovado até final, depois de requerida e aprovada a prorrogação da sessão.

Seguidamente foi a sessão encerrada.

Presentes à chamada 28 Srs. Senadores. -~-

São os seguintes:

Alfredo José Durão. Amaro de Azevedo Gomes.

Luís Inocêncio Ramos Pereira

António Alves de Oliveira Júnior. António Augusto Almeida Arez. António José Gonçalves Pereira. António Maria da Silva Barreto. António da Silva Gouveia. António Xavier Correia Barreto. Augusto de Vera Cruz. Bernardo Pais de Almeida. Caetano José de Sousa Madureira e Castro.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Francisco de Pina Esteves Lopes. Francisco Vicente Ramos. * Herculano Jorge Galhardo. Jerónimo de Matos Bibeiro dos Santos. João Maria da Costa. Joaquim José Sousa Fernandes. Joaquim Leão Nogueira Meireles. José António Arantes Pedroso. José Lino Lourenco Serro. José Maria Pereira. Luís da Câmara Leme. Luís Filipe da Mata. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Porfírio Teixeira Rebelo. Rodrigo Guerra Alvares Cabral. Simão José.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão :

Afonso Henriques dó Prado Castro e Lemos.