O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

63

EM 4 DE JUNHO DE 1917

Presidência do Ex,mo Sr. António Xayier Correia Barreto

Secretários os Ex mos Srs,

Sumário.—Chamada e abertura da sessão. Leitura e aprovação da acta. Expediente.

O Sr. Filipe da Mata ocupa-se do acabamento de uma estrada para o internato da Cadriceira, respondendo o Sr. Ministro do Fomento (Hercu-lano Galhardo).

O Sr. Alvares Cabral fala sobre a aplicação do crédito agrícola aos Açores e a situação dos funcionários de obras públicas, dando depois explicações sobre os dois assuntos o mesmo Sr. Ministro.

O Sr. Ministro das Colónias (Ernesto de Vi-Ihena) manda para a Mesa a proposta para governador geral da índia.

O Sr. José de Castro acompanha a apresentação de um projecto de lei sobre aproveitamento de incultos, de considerações sobre subsislências e arborização. Em resposta, usa da palavra o Sr. Ministro do Trabalho (Lima Basto).

O Sr. Vicente Ramos trata do aparecimento de um navio espanhol nos Açores, prometendo informar-se o Sr. Ministro da Marinha (Arantes Pedroso)

Proposta de lei n.° 624-A (crédito especial para a guarda republicana). Requerida a urgência e dispensa do Regimento pelo Sr. Agostinho Fortes, e aprovadas, é também aprovada a proposta e dispensada da última redacção, a requerimento do mesmo Sr. Senador.

Proposta de lei para rectificar um erro (relativa a, Santa Marta de Penaguião). Requerida também a urgência e dispensa do Regimento pelo Sr. Ministro do Fomento e conjuntamente aprovadas, aprova-se a proposta, bem como a dispensa da última redacção.

Entre o Sr. António Arez e Ministro das Colónias, trata-se da revolta do gentio de Angola.

O Sr. Fortunato da Fonseca justifica uma proposta para uma rectificação à lei sobre tarifas do caminho de ferro do Vale do Vouga, pedindo urgência e dispensa do Regimento, mas retira-a de-

Bernardo Pais de Almeida José Lião Lourenço Serro

pois, com assentimento do Senado, tendo usado da palavra o Sr. Pedro Martins.

O Sr. José Maria Pereira discute o procedimento da censura, em especial sobre a «Voz do Operário».

O Sr. Alberto da Silveira faz declarações atinentes à representação do seu partido nas comissões do Senado, falando sobre o mesmo assunto o Sr. Vasconcelos Dias. O Sr. Ministro das Colónias responde sobre a revolta do gentio de Angola, a que o Sr. Senador Alberto da Silveira também se referira.'

Tendo o Sr. Fortunato da Fonseca pedido a renúncia de vogal de uma comissão, a sessão é encerrada' por falta de número e designada ordem do dia.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Amaro do Azevedo Gomes.

António Alves de Oliveira Júnior.

António Augusto de Almeida Arez.

António José Gonçalves Pereira.

António José da Silva Gonçalves.

António da Silva Gouveia.

António Xavier Correia Barreto.

Augusto de Vera Cruz.

Bernardo Pais de Almeida.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral.

Francisco Vicente Ramos.

Herculano Jorge Galhardo.

Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

Joaquim Pedro Martins.

José Afonso Baeta Neves.

José Guilherme Pereira Barreiros.