O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

IDsT. 67

19 DE JUNHO DE 1917

Presidência do Ex.mo Sr. António XaYier Correia Barreto

Secretários os Ex raos Srs.

Sumário.—Abre a sessão com a presença de 23 Srs. Senadores. Procede-se à leitura da acta, que é aprovada sem reclamação, e dá-se conta do expediente.

Na bancada ministerial vê-se o Sr. Ministro do Fomento (Herculano Galhardo}.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Senador Alvares Cabral fala acercan da lei de crédito agrícola; o Sr. Senador Jerónimo de Matos refere-se à urgência da entrada, no Reino Unido, da nossa aguardente; o Sr. Senador Alberto da Silveira alude à situação das tropas portuguesas em França, e o Sr. Senador José Maria Pereira chama a atenção do Governo para a notícia inserta em um jornal, relativa à morte de touros em praças nos subúrbios de Lisboa. A todos os Srs. Senadores responde o Sr. Ministro do Fomento (Herculano Galhardo}.

(Entra na sala o Sr. Presidente do Ministério (Afonso Costa}.

O Sr. Senador Pedro Martins trata de assuntos de contabilidade no Ministério de Instrução, a que responde o Sr. Ministro de Instrução (Barbosa de Magalhães}.

O Sr. Presidente do Ministério lê o telegrama do comandante do corpo expedicionário em França, e congratula-se pelo heroísmo dos nossos soldados. Associam-se a essa saudação e homenagem os Srs. Senadores Sousa Fernandes, Alberto da Silveira, Lima Duque e António Afaria Baptista, aprovando-se que seja exarado na acta, conforme a proposta do primeiro daqueles Srs. Senadores, um voto de profundo sentimento pela morte dos que morreram em defesa da nação.

O Sr. Presidente propõe, e a Câmara, por aclamação, aprova, que seja enviado um telegrama de saudação ao general Sr. Tamagnini Barbosa.

O Sr. Ministro das Colónias (Ernesto Vilhe-na} informa qual seja a situação actual relativa às operações militares, em África, manifestando o Sr. Senador Alberto da Silveira o desejo de que

Bernardo Pais de Almeida José Lião Lourenço Serro

as nossas forças nas regiões ultramarinas dominem sempre o inimigo.

O Sr. Senador Vasco Marques, por parte da comissão de finanças, apresenta um parecer e propõe que seja agregado à comissão de administração pública o Sr. Senador Carlos Richter, o que foi aprovado.

O Sr. Senador Lima Duque apresenta um projecto de lei relativo aos professores de gimnástica dos liceus, e pede a presença do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros na próxima sessão.

O Sr. Senador Simão José mandapara a Mesa, por parte da comissão de legislação civil, um parecer.

Tendo dado a hora, o Sr. Presidente encerrou a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

António Alves de-Oliveira Júnior. António Augusto de Almeida Arez. António José Gonçalves Pereira. António José da Silva Gonçalves. António Xavier Correia Barreto. Bernardo Pais de Almeida. Carlos Richter.