O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IsT.° 73

EM 27 DE JUNHO DE 1917

Presidência do Ei,mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários es Ex.m*' Srs,

Sumário.—Feita a chamada, verifica-se a presença de 25 Srs. Senadores. O Sr. Presidente, declarando aberta a sessão, manda fazer a leitura da acta que é aprovada, sem reclamação. Dá-se depois conta do expediente.

Ordem do dia.— Procede-se à eleição dos vogais dos Conselhos Superiores de Trabalho e Previdência Social, sendo eleitos para aquele os Srs. Senadores Filipe da Mata e Agostinho Fortes, e para o da Previdência o Sr. Senador Câmara Leme.

Declarando o Sr. Presidente não haver projectos nas condições para discussão declara qae não haverá, no imediato dia, sessão.

O .Sr. Senador Sousa Fernandes requere, para o dia seguinte, a discussão do orçamento do Ministério da Justiça.

Impugnaram este requerimecto os Srs. Senadores José Maria Pereira e Lima Duque, retirando, por isso, o Sr. Sousa Fernandes o seu requerimento.

O Sr. Senador José Maria Pereira requere, e a Câmara aprova, que entre em discussão a proposta de lei n." 555 (regime das capitulações) que foi aprovado, sem discussão, na generalidade e na especialidade.

O Sr. Senador José de Castro chama a atenção do Governo para os inconvenientes do novo horário dos Caminhos de Ferro da Beira Baixa e refere-se à proibição da entrada de farinhas em Lisboa; e o Sr. Senador Alberto da Silveira reclama providências contra as extorsões do trigo praticadas por uma autoridade dos concelhos do Norte.

Responde o Sr. Ministro da Marinha (Arantes Pedrosq).

É interrompida a sessão, aguardando-se a presença do chefe do Governo que informara o Sr. Presidente de que tinha de pedir ao Senado a votação dum projecto urgente.

Reaberta, procede-se à segunda chamada, verificando-se não haver número.

O

Bernardo Pais de Almeida José Lião Lourenço Serro

. Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Alberto Carlos da Silveira. António José Gonçalves Pereira. António Xavier Correia Barreto. Augusto de Vera Cruz. Bernardo Pais de Almeida. Carlos Kichter.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Francisco Vicente Ramos. Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos. Joaquim José Sousa Fernandes. José de Castro. >

José Lino Lourenço Serro. José Maria Pereira. José Paulo Filomeno Piedade Martinho Lobo.

José Tomás da Fonseca.

Júlio Ernesto de Lima Duque. \

Luís António de Vasconcelos Dias.

Luís da Câmara Leme.

Luís Filipe da Mata.

Luís Fortunato da Fonseca.

Luís Inocêncio Ramos Pereira.

Porfírio Teixeira Rebelo.

Rodrigo Guerra Alvares Cabral.

Simão José.

Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão: