O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

1916-1O1T'

SIESS.AO IST.° 84

EM 11° DE JULHO DE 1917

Presidência do Ex,"0 Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ei,mo$ Srs,

Luís Inocêncio Ramos Pereira

Sumário. — Feita a chamada e aberta a ses-são, faz-se a leitura da acta, que é aprovada, e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr Senador António Arez faz várias considerações acerca da revolta de Seles, Amboim e Novo Redondo, enviando para a Mesa preguntat que deseja sejam transmitidas ao Sr. Ministro das Colónias. Mandam para a Mesa documentos vários Sfs. Senadores.

' Ordem do dia. — Procede-se à eleição de um vogal do Conselho Superior de Previdência Social, ficando eleito o Sr. Senador Fortunato da Fonseca.

Lêem-se, para discussão, os projecto* seguinte». N." 575, estabelecendo um quadro de professores de gimnástica nos liceus. O Sr. Senador Gaspar de Lemot requere, e a Câmara aprova, que se adie a discussão por não estarem presentes, nem o autor, nem o relator.

Entra em discussão a proposta de lei n.' 559,

abono de subvenções ao pessoal da direcção fiscal

. da exploração dos caminhos de ferro. Fala a favor

o Sr. Senador Gaspar de Lemos, sendo aprovada

e dispensada da última redacção.

Discute-se depois o projecto de lei n.' 587, referente à Escola Industrial de Brotero, falando a favor • Sr. Senador Gaspar de Lemos, e sendo aprovado, dispensando-se a última redacção.

É posto à discussão o projecto de lei n." 349, extinguindo a freguesia de Almaça, que foi rejeitado em vista das declarações do Sr. Senador Vaico Marques por parte da comissão de administração pública, e Tomás da Fonseca. Sobre o assunto fala também • Sr. Senador Celestino de Almeida.

Passa-ae a discutir o projecto de lei n.» 598, formação dê uma asscmblea eleitoral pela junção das freguesias de Barqueiros e Vila Jusã. O Sr. Senador Jerânimo de Matos apresenta umapro-'prosta de emenda, que foi aprovada, sendo o projecto também aprovado, dispensando-se a leitura da última redacção.

O Sr. Senador Gaspar de Lemos requere a urgência e dispensa do Regimento para o projecto de lei n.* 58(i (caça das rolas), o que foi aprovado. Lê-se, bem como o contraprojecto, elaborado pela comissão de legislação. Fala o Sr. Senador Simão José, sendo aprovados os artigos do contraprejecto e dispensada a última redacção.

Lê-se o projecto de lei n.* 573 (Escola Industrial e Comercial de Bartolomeu dos Mártires). Usam da palavra os Srs. Senadores Afonso de Lemos e Tomás da Fonseca, voltando o projecto à comissão, a requerimento do Sr. Senador Afonso de Lemos.

Antes de se encerrar a sessão, o Sr. Senador José Maria Pereira refere-se à próxima sessão secreta no Senado.

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

António Augusto de Almeida Arez.

António José Gonçalves Pereira..

António da Silva Gouveia. . António Xavier Correia Barreto.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Augusto de Vera Cruz.

Bernardo Pais de Almeida.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Faustino da Fonseca. - Francisco Vicente Ramos. - Jerónimo de Matos Ribeiro dos Santos.

José Maria Pereira.