O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENA

1O16-1©!'?

93

ESVJ 2 DE AGOSTO DE 1917

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Bernardo Pais de Almeida

Secretários os Ex ra°8 Srs,

Sumário. — Feita a chamada e aberta sessão, procede-se á leitura da acta, que foi aprovada e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem, do dia.—O Sr. Ministro do Fomento (Herculano Galhardo) requere, e a Câmara aprova, a urgência e dispensa do regimento para a proposta de lei autorizando um crédito para ajudas de custo do pessoal da direcção de obras públicas e minas.

Foi aprovada depois de algumas considerações do Sr. Senador José Maria Pereira a que respondeu o Sr. Ministro. O Sr. Senador Filipe da Mata requere que seja também considerada urgente a proposta de lei abrindo um crédito extraordinário a favor da Assistência Publico,. Foi aprovada sem discussão.

O mesmo Sr. Senador requere, e a Câmara aprova, que a proposta de lei autorizando uma transferência da verba para complemento das obras da doca e molhe de Alcântara volte às comissões respectivas.

O Sr. Senador Silva Gouveia propõe um voto de sentimento pela morte da escritora D. Angelina Vidal a que se associam os Srs. Celestino de Almeida, José Maria Pereira e Agostinho Fortes. Foi aprovado.

O Sr. Senador Faustino da Fonseca refere-se à questão das subsistências, e o Sr. Senador José Maria Pereira à dificuldade de trocos. Responde o Sr. Ministro do Fomento (Herculano Galhc.rdoJ.

O Sr. Senador Filipe da Mata trata da reforma do Regimento, falando também sobre o assunto o Sr. Senador José Maria Pereira, tendo sido nomeada, por indicação do Sr. Presidente, a respectiva comissão.

O Sr. Senador Silva Gouveia alude à sindicância feita ao director das alfândegas da Guiné, a que responde o Sr. Ministro das Colónias (Ernesto de Vilhena).

Ordem do dia. — Procede-se à eleição dos go~ vernadores de Macau e Timor.

Luís Inocêncio Ramos Pereira

São lidas para discussão várias propostas de lei reconliecendo diversos indivíduos como revolucionários civis. Sobre o assunto falam os Srs. Senadores Faustino da Fonseca, Agostinho Fortes e Silva Gouveia, que declara rejeitar.

O Sr. Senador Gonçalves Pereira requere urgência e dispensa do Regimento para a proposta de lei que autoriza um crédito para reforço de várias verbas orçamentais do Ministério das Colónias. Foi aprovada sem discussão.

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Agostinho José Fortes.

Amaro do Azevedo Gomes.

António Alves de Oliveira Júnior.

António Augusto de Almeida Arez.

António José Gonçalves Pereira.

António da Silva Gouveia.

António Maria da Silva Barreto.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Augusto de Vera Cruz.

Bernardo Pais-de Almeida.

Faustino da Fonseca.

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral.

Francisco A7icente Kamos.

José António Arantes Pedroso.

José Maria Pereira.

José Paulo Filomeno Piedade Martinho Lobo.