O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

JUNTA PREPARATÓRIA EM 15 DE JULHO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. Manuel Joaquim Forbas de Bessa

Secretários as Exmos. Srs.

Luís Caetano Pereira

José Epifânio Carvalho de Almeida

Sumário.— Constituição da Mesa por virtude de urna proposta do Sr. Zeferino Falcão aprovada.

O Sr. Presidente anuncia a eleição das comissões de verificação de podares, e interrompe a, sessão. Reaberta a sessão, procede-se ao acto eleitoral e ao escrutínio de cada uma das três comissões, ficando estas constituídas.

Após explicações trocadas com os Srs. Mário Monteiro e Macedo Santos, o Sr. Presidente declara que a próxima sessão será anunciada no «Diário do Govêrno» e encerra a sessão.

Às 14 horas e 45 minutos reùniram-se na Sala, das Sessões do Senado 46 Srs. Senadores eleitos.

O Sr. Zeferino Cândido Falcão Pacheco, lê a seguinte:

Proposta

Proponho para Presidente da Mesa da Junta Preparatória o Sr. Manuel Jorge Forbes Bessa e bem assim para secretários e escrutinadores os Srs. Luís Caetano Pereira e José Epifânio Carvalho de Almeida.— Zeferino Falcão.

É aprovada por aclamação esta proposta.

O Sr. Presidente: — Agradeço à Assemblea a prova de confiança e de consideração que acaba de me conferir. Para cumprimento, do artigo 96.° do decreto n.° 3:997, de 30 de Março do corrente ano, e para a aplicação do artigo 155.° do mesmo decreto, interrompo a sessão por 15 minutos, a fim de poderem ser organizadas as listas para a eleição das três comissões de verificação de poderes, listas que deverão conter três nomes.

Eram 14 horas e 25 minutos.

O Sr. Presidente: — Está reaberta a sessão.

Eram 14 horas e 25 minutos.

O Sr. Presidente: — Vai proceder-se à eleição.

Como não pode fazer-se a chamada, os Srs. Senadores vão levantando-se sucessivamente, e lançando as listas nas urnas respectivas.

Feita a votação e corrido o escrutínio, diz:

O Sr. Presidente: — Entraram na urna 46 listas. Os Srs. Senadores mais votados para a 1.ª comissão foram os Srs. Afonso de Melo Pinto Veloso, 32 votos; Cláudio Pais Rebêlo, 321 votos; Tiago Moreira Sales, 32 votos; António Augusto Cerqueira, 11 votos; e dos Srs. Mário Monteiro e José dos Santos Pereira Jardim, cada um com 10 votos, o mais velho.

O Sr. Mário Monteiro: — O Sr. Pereira Jardim é mais velho.

O Sr. Presidente: - Está eleito o Sr. Pereira Jardim.

1.ª comissão:

Listas entradas, 46.