O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

EM 26 DE FEVEREIRO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Luís Inocêncio Ramos Pereira

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário. — As 15 horas, estando presentes 31 Srs. Senadores, o Sr. Presidente declara aberta a sessão. Lê-se elaprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Senador Gaspar de Lemos chama a atenção do Governo para a situação do porto da Figueira da Foz, o qual se encontra fechado por virtude do assaria-mento, pedindo providências, que ponham termo a iam grave situação. O Sr. Ernesto Navarro justifica, e manda para a mesa uma proposta de lei, destinada a promover o desenvolvimento dos caminhos de ferro secundário^. O Sr. Senador Sousa Varela felicita e presta homenagem ao Governo, por ter mandado fechar as casas de jogo. O Sr. Ministro do Comércio (Jorge Nunes) agradece essa homenagem e respondendo ao Sr. Senador Gaspar de Lemos declara que já tomou algumas providências, tendendo a remediar a grave situação do porto da Figueira da Foz. O Sr. Senador Ribeiro da Silva protesta contra a morosidade com que correm certos serviços- do Ministério das Finanças, -para que se permita a exportação do peixe salgado e prensado, que não se consome no país, e reclama providências contra certas faltas praticadas em Leixões. Responde, dando esclarecimentos, o Sr. Ministro do Comércio. O Sr. Senador Bernardino Machado volta a ocupar-se das relações da imprensa com o Parlamento, afirmando que a liberdade de crítica é igual para todos. O Sr. Senador Pereira Osório insta pelo rápido prosseguimento do processo organizado pelo Estado por virtude da aquisição de 33:500 acções da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, replicando-lhe o Sr. Ministro .da Justiça. O Sr. Senador Vasco Marques reclama contra o facto de certas comarcas das ilhas se encontrarem, por vezes, largo tempo sem magistrados. Responde, dando explicações, o Sr. Ministro da Justiça (Mesquita Carvalho). O Sr. Senador Martins Portugal chama a atenção do Sr. Ministro do Comércio para uma apreensão de trigo que se realizou no concelho de Avis, a qual deve ser mantida, para se evitarem ali graves conflitos. O Sr. Ministro do

José Mendes dos Reis

'Comércio promete adoptar as providências que forem necessárias. O Sr. Senador Machado de Serpa esclarece a Câmara sobre o estado cm que se encontra o porto do, Ilha do Pico, o qual imped as comunicações-dessa ilha com as restantes do arquipélago. Em resposta, o Sr. Ministro do Comércio promete tomar as providências indispensáveis para remediar o estado-de ccusas apontado.

Ordem do dia. — Entra (m discussão a proposta de lei n." 194, £obre indemnizações. Falam os Srs. Senadcres Oliveira e Castro, Desidério Beça, Constando de Oliveira, Bernardino Machado, Jacinto Nunes e Machado Scrpa, intefronpendc-se a discussão por ter dado a hora de se encerra-rcm os trabalhos.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:'

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Augusto da Silya Pires.

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal.

António Alves de Oliveira. . António Augusto Teixeira.

António Gomes de Sousa Varela.

António Xavier Correia Barreto.

Armindo de Freitas Ribeiro de Faria.

Artur Octávio do Rego Chagas.

Bernardo Pais^ de Almeida.

Constando de Oliveira.

César Justino de Lima Alves.

Desidério Augusto Ferro de Beça.

Ezequiel do S.overal Rodrigues.

Francisco Vicente Ramo^..

Herculano Jorge Galhardo.