O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO 3ST. 59

EM 12 DE ABRIL DE 1920

Presidência â» Ex.mo Sr, António Xavier Correia Barreto

Luis Inocêncio Ramos Pereira

Secretários os Ex.reos Srs,

Sumário. — Com a presença de 3í Srs. Senadores abre a sessão. Procede se à leitura da acta, que é aprovada i>em reclamação, e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Melo Barreto propõe uma saudação aos combatentes de Lys, o que foi aprovado por todos os lados da Câmara, e o Sr. Mendes dos Heis apresenta um projecto de lei que foi aprovado, sem discussão, para que se funda uma lápide de bronze, prestando-se homenagem aos mortos da grande guerra.

O Sr. Júlio Ribeiro protesta contra o facto de alguns jornais tentarem desprestigitar os homens públicos da República, e o Sr. Silva Barreto declara qup. não corrige as notas taquijráficas. Refere-se à frequência de grande número de crianças nos colégios das congregações religiosas em Tuy. A ambos os Srs. Senadores responde o Sr. Ministro da Justiça (Ramos Preto).

Na ordem do dia (proposta de indemnizações).— Falam os Srs. Constando de Oliveira, Ministro das Finanças (Pina Lopes)^Alfredo Portugal, Pereira ^Osório, Ministro da Justiça, Abel Hipólito, Jacinto Nunes, Oliveira e Castro, Nunes do Nascimento e Dias de Andrade, indo a discussão até do artigo 28.°.

Antes de se encerrar a sessão, o Sr. Ministro

dos Negócios Estrangeiros (Xavier da Silva) deu

conta dos navios ex-alemães que nos 'iam ser en-

' tregues pela Inglaterra, falando também sobre o

assunto o Sr. Melo Barreto.

Seguidamente o Sr. Presidente encerrou a sessão.

Presentes à chamada os Srs.:

Afonso Henriques do Prado Castro Lemos.

António Alves de Oliveira. António Gomes de Sousa Varela. António Vitorino Soares.

José Mendes dos Reis

l António Xaviei: Correia Barreto. Artur Octávio do Rego Chagas. Augusto César deVasconcelos Correia. Augusto Vera Cruz. Celestino Germano Pais de Almeida. César Justino de Lima Alves. Desidério Augusto Ferro de Beça. . . Ernesto Júlio Navarro. JGzequiel do Soveral Eodrigues. Francisco Vicente Ramos. Heitor Eugênio de Magalhães Passos. Herculano Jorge Galhardo. Henrique Maria Travassos Valdês. João Carlos de Melo Barreto. .João Namorado de Aguiar. Joaquim Pereira Gil do Matos. Jorge Frederico Velez Caroço. José Duarte Dias de Andrade. José Jacinto Nunes. José Joaquim Pereira Osório. José Machado Serpa. José Mendes dos Róis. José Nunes do Nascimento. Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Júlio Ernesto de Lima Duque. Luís António de Vasconcelos Dias. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Pedro Amaral Boto Machado. Raimundo Enes Meira. Ricardo Pais Pomes. Vasco Gonçalves Marques.

Entraram durante a sessão os Srs.

Abel Hipólito.