O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

ÁRIO DO SENAD

61

EM 14 DE ABRIL DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

José Mendes dos Reis

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário. — As 15 horas, estando psesentes 32 Srs. Senadores, o Sr. Presidente declara aberta a sessão. Lê-se e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Presidente comunica à Câmara que foi visitar as vítimas dos atentados da Bua Augusta, ai quais manifestou o seu pesar e protestou a solidariedade do Senado. O Sr. Jacinto Nunes refere-se ao exagerado preço dos adubos químicos, respondendo—lhe o Sr. Ministro da agricultura que o Governo está estudando demoradamente o assunto. O Sr. Herculano Galhardo trata de assuntos referentes aos caminhos de ferro, acompanhando-o nas suas considerações os Srs. Afonso de Lemos e Jacinto Nunes. O Sr. Ministro do Comércio dá explicações.

Ordem do dia. — Aprova-se sem discussão o projecto de lei n." 23y, mandando passar para o Estado a ponte sobre o Couro,, que liga as estradas nacionais n.°* 4 e 23. Também se aprova uma proposta de lei, abrindo um crédito especial pelo Ministério da Agricultura. A requerimento do Sr. Herculano, é ratificado o convénio sobre navegação-aérea. Falam os Srs. Augusto de Vasconcelos, Melo Barreto, Desidériof Beça, Travassos Valdês e Herculano Galhardo. É dispensada a última redacção.

Segue-se a proposta que autoriza o Governo a reduzir os quadros do funcionalismo público. Falam os Srs. Jacinto Nunes, Alvares Cabral, Ministro das Finanças, Bernardíno Machado, Vasco Marques, Herculano, Constando de Oliveira, Alvares Cabral, Silva Barreto, Pais Gomes e Augusto de Vasconcelos.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos. Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal.

Artur Octávío do Rego Chagas

António Alves de Oliveira. António Gomes de Sousa Varela. António de Oliveira e Castro. António Vitorino Soares. António Xavier Correia Barreto. Artur Octávio do Rego Chagas. Augusto César de Vasconcelos Correia. Celestino Germano Pais de Almeida. Cristóvão Moniz. César Justino de Lima Alves. Desidério Augusto Forro de Beça. Ezoquiol do Soveral Eodrigues. Francisco Vicente Ramos. Herculano Jorge Galhardo. João Carlos de Melo Barreto. João Namorado de Aguiar. Joaquim Pereira Gil de Matos. Jorge Frederico Velez Caroço.. José Dionísio Carneiro de Sousa e Faro. José Duarte Dias de Andrade. José Jacinto .Nunes. José Joaquim Fernandes de Almeida. José Machado Serpa. José Mendes dos Reis. José Nunes do Nascimento. Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Pedro Amaral Boto Machado. Pedro Virgolino Ferraz Chaves. Raimundo Enes Meira.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Abel Hipólito.