O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IsT. 85

EM l DE JUNHO DE 1920

Presidência do Ex,mo.Sr, António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.— Feita a chamada, à qual respondem, 53 Srs. Senadores, a sessão abre às 15 horas. Lê-se e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente. O Sr. Desideno Beça chama a atenção da Câmara para um artigo publicado num jornal da Califórnia, no qual se lança a idea dum empréstimo de salvaçã» pública, em favor do Estado Português. U Sr. Vicente Ramos dtz que o tabaco das ilhas está vagando em duplicado wn imposto de consumo sobre cie lançado, protestando contra esse facto. O Sr. André de Freitas ocupa-se de assuntos de interesse das Ilhas e principalmente no que respeita ao imposto *òhre a aguardente, pago por várias Ilhas dos Açores. Responde a ambos os oradores o Sr. Ministradas Finanças. O Sr. Mendes dos Reis pede explicações ao Sr. Ministro da Guerra sobre factos ocorridos em lavira, por ocasião da visita desse Ministro àquela cidade. Replica o Sr. Ministro da Guerra, que lambem dá explicações sobre um i?icidente passado em Leiria, entre oficiais, por causa dum retrato do falecido Dr. Sidónio Pais. O Sr. Silva Barreto discorda • das informações colhidas e entende que o inquérito realizado deve sofrer ampliação, para que se ave-riffue tudo o que houver a averiguar. O Sr. André de Freitas requere que se discuta com urgência e dispensa do Regimento uma proposta de lei autorizando uma transferência de verba no Ministério do Comércio. São aprovados o requerimento, a proposta e a dispensa da última redacção.

Ordem do dia. — Prosseijue a discussão, na especialidade, do projecto sobre comissários gerais para as colónias. E lido o artigo 3." Falam os Srs. Afonso de Lemos, Augusto Torres, Travassos Valdés, Jacinto Nunes, Bernardino Machado, Vera Cruz, Machado de Serpa, Mendes dos Reis, Ministro das Colónias e Rodrigues Gaspar, que fica com a palavra reservada.

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr. Lima Alves requere a presença do Sr Ministro da Agricultura e o Sr. Silva Barreto refere-se às medidas a adoptar para a redução dos quadros do funcionalismo público, pedindo documentos sobre o assunto.

Luís Inocênclo Ramos Pereira Alfredo Augusto da Silva Pires

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.