O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENAD

IsT.0 118

EM 6 DE AGOSTO DE 1920

Presidência do Ex.ni° Sr. António Xavier Correia Barreto

Secratárlos os Ex.mos Srs.

José Mendes dos Reis Francisco Manuel Dias Pereira

Sumário. — ÁS lõ horas e 10 'minutos, o Sr. Presidente abre a sessão, com 17 Srs. Senadores presentes. Aprova-se a acta c dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Vasco Marques faz rcfei ências ao que está a passar-se nas citações termais, pedindo providências. fíesponde--Ihe o Si: Ministro do Trabalho (Lima Duque). O Sr. Júlio Ribeiro protesta contra a demissão do delegado de saúde de Leiria, por a adiar injustificada. O Si: Ministro do Trabalho promete fazer justiça. O Sr. Mendes dos Rciò ocupa-se da lei das indemnizaçòe», cita factos ocorridos em Viana do Castelo, por ocasião da restauração monárquica do Norte e pede que se discuta devJe já uma ptoposta de lei, vinda dn outra Câmara, modificando-a. O Sr. Vasco Marques •protesta contra factos anormais ocorridos no Pôr-lo, respondendo-lhe o Sr. Ministi o do Interior (Alves Pedrosa), que também dá esclarecimentos sobre o assalto que naquela cidade se fez contra o círculo católico. Fala ainda sobre o assunto o Sr. Dias de Andrade. O Sr. Abel Hipôlito pede providências cnnlra o facto de estarem faltando quàsi todos os f/éneros 'indispensáveis ao rancho militar. O S> Ministi o da Guerra (Helder Ribeiro) responde que fará o que puder para que a oÀimentação do exército não sofra. O Sr. Rodri-fjo de Castro também protesta contra o que se tem passado no Porto, Replica-lhe o Sr.. Presidente do Ministério (António Granja').

Ordem do dia.— Vota-se, com urycnt/a e dispensa do Regimento, o projecto que considera feriado nacional o dia H do corrente, por ser o dia do aniversário da batalha de Aljubarrota, prcstando--se atsim homenagem a Nun'Alvares. Falam sobre o projecto o Sr. Presidente do Ministério e o Sr. Bernardino Machado. E dispensada a leitura da última redacção. Aprova-se outro projecto elevando a pensão a uma filha do capitão Leitão. Também se dispensa a leitura da última redacção. Aprova-se uma proposta de lei, introduzindo modificações na lei da? indemnizações. Falam os Srs.

Alves Monteiro, Mendes dos líeis, Oliveira e C--S-tro e Alces de Oltuena, Constando de Oliveira •' Ministro da Marinha (Pais Gomes). Entro cr-: discussão a proposta ae lei que promove por distinção os sobreviventes do caça minas Augusto de Castilho. Falam os Srs. Mendes dos Ra*. Mints-tro da Marinha e Rodrigues Gatpar. É dispensada a última redacção. Entra em discussão •, proposta que cria uma assembl.ea geral *em Fica-lho, concelho de Serpa. Fala o Sr. Afonso de Lemos, sendo a proposta aprovada com dispcns -, da leitura da íntima redacção. Aprova-se uma proposta de lei, que revo;/a várias le;s e o prnjc'. •'" que autoriza a Misericórdia de Setúbal a vevdtr uma velha iijreja.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abel Hipôlito.

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Narciso Marcai Martins P«T-tugal.

Alfredo Rodrigues Gaspar.

Amaro Justin;a,ao de Azevedo Gomes.

António Alves de Oliveira.

António de Oliveira e Castro.

António Xavier Correia Barreto.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Constando do Oliveira.

Ernesto Júlio Navarro.

Francisco Manuel Dias Pereira.

Heitor Eugênio de Magalhães Pás;

Herculano Jorge Galhardo.

Henrique Maria Travassos Valdês.

João Joaquim André de Freitas.

Joaquim Pereira Gil de Matos.