O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IsT.0 132

(EXTRAORDINÁRIA)

EM 27 DE OUTUBRO DE 1920

Presidência do Ei.mo Sr. António Xaníer Correia* Barreto

Secretários os Ei.m01 Srs,

í Francisco Manuel Dias Pereira j Alfredo Augusto da Silva Pires

Sumário.— Aberta a sessão, às 15,15, com 24 Srs. Senwlores, o Sr. Presidente manda ler a acta, que é aprovada. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Álvares Cabral chama a atenção do Sr. ^finist.ro da Instrução fiara o irreijular funcionamento de certas escclas primárias e para a diminuição dafie-iucncia dcxse^ estabelecimentos de ensino. O Sr. Ministro da Instrução promete estudar as considerações que lhe foram presentes. O Sr. Pereira Osório protesta contra os abusos que se praticam •. os hotéis, no que respeita a preços e a tratamento dos fregueses. O Sr. Ministro do Interior replica que se tem ocupado do assunto e que está certo de que medidas convenientes serão tomadas dentro de pouco temp',. O Sr. Herculano Galhardo propõe que se lance na acta um voto de sentimento pela morte do pai do Sr. Augusto Monteiro. Aprovado. O Sr. Presidente também propõe um voto de sentimento pela morte do Rei Alexandre da Grécia, que é aprovado por toda a Câmara. Também é aprovada uma saudação, proposta pelo Sr Bernardino Machado,aos pescadores poveiros que abandonaram o Brasil para não abdicarem di sua nacionalidade. O Sr. Heitor Passos ocupa-se de vários assuntos que correm pelo Ministério da Instiução, chamando para eles a atenção do respectivo Ministro, o qual, em resposta, dá explicações, prometendo liyar aos mesmos assuntos todo o seu interesse. O Sr. Ernesto Navarro insurge-se contra o mau serviço que está prestando a Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta, respondendo--Ihe o Sr. Ministro do Comércio. O Sr. Afonso de Lemos pede que se liguem telegráficamenle Aldeia Nova e Ficafho, no concelho de Serpa. O Ministro do Comércio promete atender. O Sr. Augusto de Vasconcelos pede urgência e dispensa do Regimen to par» a proposta de lei, abrindo um credito de 2:000 contos, para ocorrer a despegas com a manutenção da ordem, efectuado pelo Ministério do Interior. São concedidas as dispensas pedidas, tendo a proposta aprovada, depois de falarem os

Srs. Ministro do Interior e Bernardino Macheio. É dispensada a última redacção.

Ordem do dia. — É posto em discussão o projecto de lei criando uma estação teletjràfi' a nu Marmeleira. Falam os Srs. Ministro do Comércio, Herculano Galhardo e Sousa Varela, autor dv projecto, que pede autorização para o retirar da discussão.

O Sr. Ministro da* Finanças pede que se -outa uma proposta de duodécimos, já aprovada na outra Câmara. O Sr. Lima Alves formula o requerimento indispensável, sendo a proposta aprovada depois de falarem os Srs. liernardino Machado, Constando de Oliveira, Celestino de Almeida, Alvares Pereira e Rodrigo de Castro.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.