O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3
Sessão de 2 de Dezembro de 1922
SESSÃO N.° 1
EM 2 DE DEZEMBRO DE 1922
Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto
Secretários os Ex.mos Srs.
Luís Inocêncio de Ramos Pereira
António Gomes de Sousa Varela
O Sr. Presidente: — Agradeço a V. Ex.ªs a honra que acabam de conferir-me, honra devida mais à amizade que V. Ex.ªs me têm, do que aos meus merecimentos.
Escuso de dizer a V. Ex.ª, porque já me conhecem, que eu serei o Presidente de toda a Câmara como tenho sido e fui durante cinco anos.
Manterei os direitos de todos os Srs. Senadores.
Escusado é também dizer-lhes porque a minha vida pública passada é sobejante garantia do meu procedimento futuro de que procurarei corresponder dentro dos limites das minhas pequenas fôrças à subida honra que o Senado acaba de me conferir.
O Sr. Artur Costa: — Sr. Presidente: pedi a palavra para em nome dos Senadores do Partido Republicano Português apresentar a V. Ex.ª as nossas melhores e mais afectuosas saüdações por voltar a ocupar êsse lugar que sempre soube honrar e prestigiar, conquistando ao mesmo tempo a simpatia e a estima de todos os lados da Câmara.
Apoiados.
V. Ex.ª, Sr. Presidente, não precisa que nós lhe façamos, o seu elogio porque êle está feito pelo seu passado brilhantíssimo de seriedade e indefectível fé republicana.
Está V. Ex.ª muito, bem no seu lugar.
Êste lado da Câmara, com o maior prazer presta a V. Ex.ª esta homenagem.
Não podemos também, Sr. Presidente, deixar de prestar a nossa mais sentida homenagem ao digno Presidente que ocupou essa cadeira na sessão anterior, Sr. Dr. Pereira Osório, que infelizmente, por motivo de saúde não está aqui presente e que honrou também as tradições que V. Ex.ª deixou nessa cadeira.
E com satisfação que faço esta declaração, fazendo os maiores votos por que S. Ex.ª se restabeleça de forma que nos venha auxiliar nos trabalhos parlamentares.
Tenho dito.
O Sr. Augusto de Vasconcelos: — Sr. Presidente: a manifestação que acaba de ser feita no nome de V. Ex. se é daquelas que mais podem honrar um homem, é daquelas que também honram as instituïções pela pessoa a quem é tributada.
Eu já tenho tido ocasião de dizer nesta Câmara que a Constituïção da República devia incluir uma disposição que permitisse ao Congresso eleger algumas das suas figuras mais dominantes.
V. Ex.ª seria certamente um dos escolhidos, por unanimidade, pela sua tradição, pelos seus serviços à causa da República e do País, e ainda pela forma como tem sabido exercer uma das mais altas magistraturas.
V. Ex.ª é, emfim, uma das figuras que se impõem na nossa sociedade.
Todos nós temos a maior confiança em que V. Ex.ª saberá dirigir os trabalhos desta Câmara com aquela imparcialidade de que sempre deu mostras, e por isso pode V. Ex.ª estar certo de que não encontrará dêste lado da Câmara senão respeito e acatamento às suas deliberações.
Na última sessão já me referi ao Sr. Pereira Osório, sentindo que S. Ex.ª se não encontre presente por motivo de doença e elogiando a maneira como soube honrar essa cadeira, e muito prazer tenho em o repetir nêste momento.
O Sr. Lima Alves: — Sr. Presidente: mais uma vez o Partido de Reconstituï-