O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26

Diário das Sessões do Senado

lamento convidando o Govôrno a lazer um relatório ou a fazer uma sindicância aos funcionários em questão, castigando aqueles que o merecessem ou demitindo mesmo aqueles que não tivessem competência para o exercício do seu cargo. Mas S. Ex.a não se contenta em demitir funcionários pertencentes ao quadro; considera também demitidos todos os funcionários do sexo feminino que tenham sido contratados como dactilógrafas. E para compensar essas senhoras quere dar de uma só vez, o num só dia, 1.000$.

Quero dizer, o ilustre Senador quere renovar as bichas, indo os funcionários do sexo feminino, no dia em que isto seja posto em vigor, recebei1 todos juutos o sou prémio de consolação...

O Sr. Ribeiro de Melo (interrompendo}:— Mas ninguém disse a V. Ex.a que vão em bicha.

O Orador: — É o que se tem de concluir. .. Mas naturalmente pretende V. Ex.a fazer substituir as datilógrafas por datilógraibs. Ora todos sabem . ,.

O Sr. Presidente (agitando a campainha} : — Como a hora vai adiantada e se encontraiii inscritos vários Srs. Senadores para «antes de se encerrar a sessão», pode V. Ex.a ficar com a palavra reservada..

O Orador: — Não ó necessário, Sr. Presidente; vou terminar já, e termino por negar o oicu voto ao presente proje'cto, rejeitando-o, com plena consciência.

Não está o meu grupo fazeudo nisto qualquer imposição.

Não foram justas as considerações do Sr. Ribeiro de Melo, nem o são os seus considerandos. Se S. Ex.a quere moralizar a administração pública só merece louvores por isso. Mas faça-o, no caso presente, por meio duina moção, como já disse, convidando o Governo a fazer um inquérito ou sindicância, a fim de só apurar quais sejam os funcionários competentes para desempenhar os serviços do que estão encarregados, e mais aqueles que devam ser demitidos, se isso se provar.

Tenho dito.

O orador não reviu,.

Antes do se encerrar a sessão

O Sr.. Carlos Costa: — Sr. Presidente: há cerca de três meses que pedi uns documentos de que necessitava, pelo Ministério da Instrução, Não sei se a demora será devida à mudança da respectiva repartição para o Teatro de S. Carlos, mas insto por que eles me sejam enviados.

O Sr. Presidente: — Seguia-se no uso da palavra o Sr. Vaz das Neves, que se não acha presente.-

Nestas condições, vou encerrar a sessão. Ficam com a palavra reservada os Srs. Kibeiro do Melo e Fernando de Sousa.

A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, sondo a ordem do dia a continuação da que estava dada para hoje.

Está encerrada a sessão. /

Eram 18 horas e 60 minutos.

O REDACTOR — Adelino Mendes.