O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 3

IX LEGISLATURA - 1965 2 DE DEZEMBRO

Reunião conjunta da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, para solene abertura da primeira sessão legislativa da IX Legislatura

Sob a presidência do S. Ex.ª o Chefe do Estado, Sr. Contra-Almirante Américo Deus Rodrigues Tomás, que tinha à sua direita SS. Ex.ªs os Srs. Professor Doutor António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho, o Dr. Luís Supico Pinto, Presidente da Câmara Corporativa, e à esquerda SS. Ex.ª os Srs. Professor Doutor Mário de Figueiredo, Presidente da Assembleia Nacional, o Dr. António Lopes Vás Pereira, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, reuniram-se, na Sala das Sessões da Assembleia Nacional, no dia 30 de Novembro de 1965, a Assembleia Nacional e a Câmara Corporativa, para a solene abertura da 1.º sessão legislativa da IX Legislatura, nos termos do artigo 81, n.º 2.º, da Constituição Política da República Portuguesa.
Estavam presentes SS. Ex.ªs os Srs. Ministros de Estado adjunto do Presidente do Conselho, da Defesa Nacional, do Interior, da Justiça, do Exército, da Marinha, dos Negócios Estrangeiros, das Obras Públicas, da Educação Nacional, da Economia, das Comunicações, da Saúde e Assistência e das Corporações e Previdência Social; Secretários de Estado da Aeronáutica, do Comércio, da Agricultura o da Indústria; o Subsecretários de Estado da Presidência do Conselho, do Tesouro, do Orçamento, do Exército, das Obras Públicas, da Administração Ultramarina, do Fomento Ultramarino, da Administração Escolar e da Juventude e Desportos.
Presentes, também, o Ex.mo e Rev.mo Sr. Cónego José Falcão, governador da Patriarcais de Lisboa, em representação de S. Ex. o Cardeal-Patriarca, ausente em Roma; a Senhora D. Gertrudes Rodrigues Tomás, Esposa do Chefe do Estado, e as esposas de SS. Ex.ªs os Srs. Presidentes da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa e de SS. Ex.ªs os Ministros, Secretários de Estado e Sub-secretários de Estado; o Corpo Diplomático acreditado em Lisboa, e Altas Autoridades.
Nas galerias reservadas estavam antigos Ministros e Secretários de Estado, governadores civis do continente e ilhas adjacentes, oficiais generais do Exército, Armada e Força Aérea, presidentes das câmaras municipais, adidos militares, navais, aeronáuticos e de imprensa estrangeiros, antigos Deputados e Procuradores e muitas outras pessoas do maior relevo na Sociedade portuguesa.
O Chefe do Estado, que fora aguardado à sua chegada ao Palácio do S. Bento pelos Srs. Costa Brochado e Dr. Emílio Patrício, respectivamente secretário-geral da Assembleia Nacional e chefe do Protocolo do Estado e recebido por SS. Ex.ªs os Presidentes da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa e pelas Delegações das duas Câmaras, constituídas poios Srs. Drs. José Soares da Fonseca e António Furtado dos Santos; Almirante Henrique dos Santos Tenreiro, e Drs. Fernando Cid de Oliveira Proença e Mário Bento Martins Soares, respectivamente 1.º, 2.º o 3.º vice-presidentes e 1.º o 2.º secretários da Assembleia Nacional,, e pelos Srs. Deputados Castro Fernandes, Barbieri Cardoso, D. Maria Ester de Lemos, Noto de Miranda e Gonçalo Mesquitela, e Professores Doutores Fernando Andrade Pires de Lima e António Manuel Pinto Barbosa, e Dr. Bento Mendonça Cabral Parreira do Amaral e Samwell Diniz, respectivamente 1.º e 2.º vice-presidentes e 1.º e 2.º secretários da Mesa da Câmara Corporativa, e ainda pelos Dignos Procuradores Aguindo de Carvalho Veiga, António Vitorino França Borges, Augusto de Castro, Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa, Hugo Mascarenhas e Laurindo Henrique dos Santos, deu entrada na Sala das Sessões da Assembleia Nacional às 17 horas. O cortejo abria com dois porteiros, seguidos por dois se-