O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

936 DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 51

O seu progresso e o seu rítmico desenvolvimento em todos os sectores da actividade humana não são, felizmente, para todos nós, uma ficção. São uma realidade flagrante, que, sendo acima de tudo razão de justificado orgulho, mais afervora o patriotismo dos portugueses que ali vivem, trabalham e morrem.
Moçambique cresce, desenvolve-se, enriquece-se. E esta sensação recebem-na todos os que visitam aquela terra sagrada - terra para ser beijada e não pisada, como afirmou eloquentemente Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa.
Sr. Presidente: tenho ouvido falar no fundo cambial da colónia. É, dizem, um ponto fraco.
Ora examinemos os números, pois têm uma força que dispensa comentários.
A posição das divisas cambiais era a seguinte:

Em 31 de Dezembro de 1947 - 174:800 contos;
Em 31 de Dezembro de 1948 - 264:700 contos;
Em 31 de Dezembro de 1949 - 202:900 contos;

e mais o ouro em barra que a seguir indico:

Em 1947 - 247:715,82 onças;
Em 1948 - 208:975,32 onças;
Em 1949 - 302:646,22 onças.

A visão superior de quem preside aos destinos da colónia soube preparar o futuro, garantindo-nos sem alardes ama invejável posição.
Outro ponto: o deficit da balança comercial.
Examinemo-lo:

Valores em contos

[Ver Tabela na Imagem]

Em primeiro lugar há que estudar e interpretar os números. Esclareço, e isto é fundamental, que os números que exprimem valores de exportação referem-se a valores fiscais e não a valores reais. Estes obtêm-se corrigindo aqueles com cerca de 24 por cento a mais.
Por outro lado, convém saber a natureza das mercadorias importadas. Elas elucidar-nos-ão sobre o significado do deficit.
Os seguintes mapas têm o mérito de pôr a verdade diante dos nossos olhos:

Importações

[Ver Tabela na Imagem]

Estas são mercadorias destinadas ao equipamento e apetrechamento económico da colónia. São, de certo modo, o índice verdadeiro do gradual desenvolvimento económico de Moçambique.
E, já agora, há a registar que ainda no corrente ano começará a laborar a fábrica de cimento da Maceira, o que significa que dentro em breve cessará a importação de cimentos.

Combustíveis

(Importações)

[Ver Tabela na Imagem]

O aumento de importação de combustíveis e de lubrificantes corresponde, em parte, à existência de maior número de máquinas agrícolas e industriais e de tractores e ao desenvolvimento dos transportes. Na verdade está em plena marcha a mecanização da produção agrícola.