O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

SECRETARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 2

ANO DE 1961 29 DE NOVEMBRO

ASSEMBLEIA NACIONAL

VIII LEGISLATURA

SESSÃO PREPARATÓRIA, EM 28 DE NOVEMBRO

Presidente: Exmo. Sr. Paulo Cancella de Abreu

Secretários: Exmos. Srs.
Jorge Manuel Vítor Moita
Maria Irene Leite da Costa

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou reaberta a sessão às 16 horas e 25 minutos.
Foi aprovado, com uma rectificação, o Diário das Sessões n.º 1.
Pelo Sr. Candidato a Deputado Armando Cândido de Medeiros foi lido o acordo da Comissão de Verificação de Poderes, a qual, posto à votação, foi aprovado.
Em seguida, o Sr. Presidente proclamou Deputados à VIII Legislatura os candidatos eleitos, cujos nomes foram lidos na Mesa, e declarou legalmente constituída a Assembleia Nacional.
O Sr. Presidente deu conhecimento à Assembleia de uma carta recebida do Sr. Deputado Albino dos Reis, cujo texto foi liado na Mesa.
Procedeu-se então à eleição da Mesa com o seguinte resultado: Srs. Deputados Mário de Figueiredo, para Presidente, José Soares da Fonseca, para 1.º vice-presidente, António Augusto Gonçalves Rodrigues, para 2.º vice-presidente, e José Maria Rebelo Valente de Carvalho, para 3.º vice-presidente; para 1.º e 2.º secretários foram eleitos, respectivamente, os Srs. Deputados Fernando Cid Oliveira Proença e Luís Folhadela de Oliveira.
O Sr. Presidente fez o elogio do Sr. Deputado Mário de Figueiredo. Presidente eleito, e do seu antecessor, Sr. Deputado Albino dos Reis.
Seguidamente o Presidente e os secretários designados ocuparam os seus lugares na Mesa.
Usou da palavra o Sr. Deputado Veiga de Macedo, que sublinhou o significado da eleição do Sr. Deputado Mário de Figueiredo para Presidente da Mesa e pôs em relato as qualidades do Sr. Deputado Albino dos Reis, Presidenta da Assembleia nos quatro legislaturas anteriores.
O Sr. Presidente referiu-se à carta do Sr. Deputado Albino dos Reis anteriormente lida, tendo produzido considerações sobre a personalidade do seu anterior, endereçou cumprimentos ao Sr. Deputado Cancella de Abreu, e do Sr. Deputado Veiga do Macedo, cujas referências pessoais agradeceu, mandando, finalmente, os Srs. Presidente da República e do Conselho.
O Sr. Deputado Cancella de Abreu agradeceu as palavras que lhe foram dirigidas pelo Sr. Deputado Veiga de Macedo e pelo Sr. Presidente.
O Sr. Presidente expôs a necessidade urgente do parecer da Câmara Corporativa sobre a Lei de Meios para 1962, tendo a Assembleia fixado um prazo para a elaboração do mesmo parecer.
O Sr. Presidente nomeou a delegação de Deputados que, com a Mesa, receberá o Chefe do Estado na reunião inaugural do dia seguinte.
Procedeu-se depois à eleição das Comissões de Legislação e Redacção, Finanças e Economia.
O Sr. Presidente encerrou a sessão às 19 horas e 55 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder à chamada.

Eram 16 horas e 15 minutos.

Fez-se a chama, à qual responderam os seguintes Srs. Candidatos a Deputados:

Agnelo Orneias do Rego.
Agostinho Gonçalves Gomes.
Alberto Carlos de Figueiredo Franco Falcão.
Alberto Maria Ribeiro de Meireles.
Alberto dos Reis Faria.
Alberto Ribeiro da Costa Guimarães.
Alberto da Rocha Cardoso de Matos.
Alexandre Marques Lobato.
Alfredo Maria do Mesquita Guimarães Brito.
André Francisco Navarro.
Aníbal Rodrigues Dias Correia.
Antão Saídos da Cunha.
António Augusto Gonçalves Rodrigues.
António Burity da Silva.
António Calheiros Lopes.

ntónio de Castro e Brito Meneses Soares.
António Gonçalves de Faria.