O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

SECRETARIADO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE

DIARIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE

SEXTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 1975 * NÚMERO 90

SESSÃO N.º 89, EM 4 DE DEZEMBRO

Presidente: Ex.mo Sr. Henrique Teixeira Queiroz de Barros

António Duarte Arnaut
Secretários: Ex.mos Srs. Carlos Alberto Coelho de Sousa
José Manuel Maia Nunes de Almeida

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 37 minutos.

Antes da ordem da dia.- Foram aprovados os n.ºs 86 e 87 do Diário da Assembleia Constituinte.
Deu-se conta do expediente.
O Sr. Deputado Carreira Marques (PCP) referiu-se às graves provocações fascistas verificadas nas vésperas das sublevações militares de 25 de Novembro, em Rio Maior e Odemira, tendo solicitado esclarecimentos ao orador os Srs. Deputados Fernando Roriz (PPD), Manuel Ramos (PS) e António Campos (PS).
O Sr. Deputado Eurico Campos (PS) manifestou a sua preocupação pelo facto de se encontrarem presos vários militares, em consequência da sublevação de 25 de Novembro, advogando a concórdia das forças políticas e militares, no interesse do povo português, lendo o Sr. Deputado Coelho dos Santos (PPD) pedido ao orador um esclarecimento.
O Sr. Deputado Teodoro, da Silva (PPD) teceu considerações sobre o processo de recrutamento eleitoral dos trabalhadores portugueses emigrados e dos retornados das ex-colónias portuguesas e, ainda, sobre a protecção e defesa dos pequenos investimentos dos emigrantes portugueses.
O Sr. Deputado Monteiro de Aguiar (PS) usou da palavra para enunciar alguns dos graves problemas que afectam o povo do arquipélago da Madeira.
O Sr. Deputado Gilianes Coelho (PS) denunciou actuações da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Setúbal no dia 26 de Novembro, exigindo a demissão de tortos os seus membros e a realização de um rigoroso inquérito aos acontecimentos verificados.

Ordem do dia. - Prosseguindo o debate na generalidade do parecer da 5.ª Comissão (parte III - Organização do poder político), usaram da palavra os Srs. Deputados António Macedo (PS), Vital Moreira (PCP), para esclarecimentos, Nunes Rodrigues dos Santos (PPD), Maria Emílio de Melo (PS), Roleira Marinho (PPD), Marcelo Rebelo de Sousa (PPD), Jaime Gama (PS), Olívio França (PPD), Aquilino Ribeiro Machado (PS) e Álvaro Monteiro (PS).

O Sr. Presidente declarou encerrada a sessão às 19 horas e 25 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.
Eram 15 horas e 15 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Srs. Deputados:

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Srs. Deputados:

ADIM - MACAU

Diamantino de Oliveira Ferreira.

CDS

António Francisco de Almeida.
Domingos José Barreto Cerqueira.
Francisco Luís de Sá Malheiro.
José António Carvalho Fernandes.
Manuel José Gonçalves Soares.
Manuel Raimundo Ferreira dos Santos Pires de Morais.
Maria José Paulo Sampaio.

PCP

António Branco Marcos dos Santos.
Avelino António Pacheco Gonçalves.