O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2984 DIÁRIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE N.º 92

zação da situação e à reparação dos males causados, de modo a assegurar o prosseguimento correcto do processo de descolonização, garantindo ao povo do Timor Leste o seu inalienável direito de decidir do seu futuro;
3. Solidariza-se com o povo do Timor Leste, vítima dos massacres perpretados pelas forças invasoras;
4. Apoia as medidas já tomadas pelo Governo Português.

Aplausos.

O Sr. Presidente: - É esta moção que vai agora ser submetida à votação da Assembleia.

Submetida à votação, foi aprovada com uma abstenção (UDP).

O Sr. Presidente: - A Sr.ª Deputada Alda Nogueira tem a palavra.

A Sr.ª Alda Nogueira (PCP): - Sr. Presidente: Em consequência de não ter ainda preparado a minha intervenção, peço para ficar adiada para amanhã.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Américo Duarte.

O Sr. Américo Duarte (UDP): - Em virtude, também, de não ter preparado a minha intervenção, eu gostaria de a guardar para amanhã.

Agitação na Assembleia.
O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Ferreira Júnior.

O Sr. José Ferreira Júnior (PPD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: No momento em que, em consequência do II Congresso do PPD, alguns dos meus companheiros e amigos anunciaram publicamente a sua saída do Partido e, portanto, passaram a deixar de figurar como colegas do Partido Popular Democrático, eu quero aqui renovar-lhes a minha amizade e o meu apreço pela actuação que tiveram, pelo menos alguns deles, no difícil e patriótico esforço da elaboração da Constituição em que esta Assembleia tem estado empenhada.
Actuação que se norteou sempre pela preocupação em fazer que da Constituição não ficassem excluídos os princípios e os pensamentos que presidem ao programa do Partido Popular Democrático, que visa a construção de um socialismo democrático pela via da social-democracia.

Uma voz: - É falso.

Vozes de protesto.

O Orador: - Embora triste pela atitude que tomaram alguns, num momento de emoção a altas horas da noite, quando o esforço físico despendido por todos os congressistas era muito grande, alegra-me, porém, saber que a sua resolução não assenta nem em divergência quanto ao programa do PPD, nem em discordância sobre as correcções que foram introduzidas nas. estatutos do pautado, nem por ter continuado coimo secretário-geral Sá Carneiro ...

Vozes que não foi possível registar.

... nem, finalmente, por discordarem das posições tomadas pelo PPD face aos acontecimentos do 25 de Novembro e aos problemas que, em consequência, se têm levantado ao VI Governo.
Por isso, não é maior a consternação que me causa a sua ausência de um convívio diário, cheio de camaradagem e amizade, do qual pessoalmente muito lucrei, como lucrou o PPD, que com dedicação e valor ajudaram a crescer e engrandecer.
Por isso, não é maior o constrangimento que causa a ausência que anunciaram, pois que, pessoalmente, muito lucrei com a sua camaradagem, como lucrou o PPD, que com muita dedicação e mérito ajudaram a crescer e engrandecer.
Creio bem que, ao longo da vida, a amizade criada não será jamais destruída, porque, acima de tudo, nos continuará a unir o ideal da democracia, do socialismo democrático e o esforço de servir com honestidade o povo português.

(O orador não reviu.)

Aplausos

O Sr. Presidente: Tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Pinto.

O Sr. Fernando Pinto (PPD):-Sr. Presidente, como não preparei para hoje a minha intervenção, pedia que me reservasse a palavra para amanhã.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Carlos Lage.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, como também não preparei, prescindo.

Burburinho.

Pausa

O Sr. Presidente: - O Sr. Secretário vai indicar o número de oradores que estavam inscritos para este período e depois veremos aqueles que querem usar da palavra.

O Sr. Secretario (Coelho de Sousa): - Eleutério Alves, Manuel Pires, José Niza, Alberto Andrade, António Campos ...

Pausa.

Alberto Andrade?

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Alberto Andrade.

O Sr. Alberto Andrade (PS):- Sr. Presidente, Srs. Deputados: Em minha opinião, a criação artística portuguesa posterior ao 25 de Abril de 1974 ainda não evidenciou quaisquer resultados compatíveis com as conquistas revolucionárias.
A preocupação de militância partidária e a acção castrativa desenvolvida pela famigerada 5.ª Divisão, talvez possam, em grande parte, explicar tal fenómeno.
As bibliotecas, os museus e outros organismos culturais ainda não foram dinamizados e postos ao serviço do povo, e muitos dos nossos criadores intelectuais estão mais preocupados com funções burocrático - administrativas, remuneradas e enganadoramente significativas de poder, de que com a sua específica e