O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3024 DIÁRIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE N.º 93

vez que se não refere a ,todo o povo português, mas apenas a uma parte
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Que vamos dar ao povo português agora, que fique como marco miliário solidamente fixo à beira da estrada da nossa Revolução?
Que poder político, onde ele não esteja integrado por vontade e escolha, pode ser considerado por ele?
O tropel dos últimos meses da vida política portuguesa deu origem a um cansaço para os menos politizados, que, quanto a nós, constitui um perigo anti-revolucionário. Indícios desse cansaço tivemo-lo na maneira como foi recebido o estado de sítio, que muitos desejavam continuasse. E o cansaço da Revolução é já anti-revolução.
Temos dentro desta Sala o cadinho donde sairá mais uma das traves mestras da lei portuguesa. Que se não perca de vista o povo que está em nós representado. Que se respeitem os seus valores de confiança, de futuro a construir em convergência participada.
Que os rumos da democracia que ele entende e quer sejam salvaguardados na perspectiva de uma opinião colhida no acto eleitoral de 25 de Abril de 1975.
Não podemos deixar que se deteriorem as qualidades de um povo como este, cujo trabalho de reconstrução nacional está pronto a oferecer em troca apenas de uma estabilidade de vida que nunca conheceu.
É este povo que na emigração pelos cinco continentes tem levado a força do seu braço à construção de outras pátrias, que desejamos agora respeitar, em fórmulas de ordem política que sejam verdadeiramente o espelho do desejo, popular. Só assim caminharemos para uma revolução verdadeira, isto é, a revolução do povo para o povo.
Tenho dito.

Aplausos.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Vital Moreira.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Sr. Presidente: É, apenas para chamar a atenção da Mesa para, o disposto no n.º 3 do artigo 43.º do Regimento.

Pausa.

O Sr.- Presidente: - Independentemente de ter chamado à mesa a atenção, o Sr. Deputado- está inscrito.. Chegou a sua altura ... Vamos ver ...

Pausa.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Está bem. Não estou interessado. em intervir.

O Sr. Presidente: - Sim, em relação à prioridade no uso da palavra ...

Pausa.

Em relação à prioridade ... não sei se foi desrespeitada, tenho a impressão que não ateria sido, mas se foi, foi involuntariamente. De qualquer maneira, o Sr. Deputado tem a palavra.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Bem, Sr. Presidente, creio que foi desrespeitada, na medida em que já intervieram dois Deputados do mesmo partido.
No que diz respeito a mim, não estou interessado em intervir hoje.

Pausa,

O Sr. Presidente: - Neste prolongamento de antes da ordem do dia está inscrito o Deputado Miguel Macedo, do PPD. Creio que nenhum Deputado desse partido usou da palavra ainda, salvo erro (também pode ter havido).

Pausa.

Algum dos Srs. Deputados do CDS quer usar da palavra neste período de antes da ordem do dia?

Pausa.

Então vamos entrar ,na ordem do dia, afinal mais cedo do que estávamos a contar ...
Não?
O Sr. Deputado Rodrigues dos Santos deseja usar da palavra?
Faça o favor.

O Sr. Rodrigues dos Santos (PPD): - Sr. Presidente: O Partido Popular Democrático, por meu intermédio, solicita a suspensão, por meia hora, dos trabalhos, dentro do período anterior à ordem do dia, para apreciar umas declarações que foram aqui produzidas.

O Sr. Presidente: - Quer dizer, solicita a sua suspensão imediatamente, antes de findarmos o período de antes da ordem do dia.

O Sr. Rodrigues dos Santos (PPD): - Mas ainda dentro do período de antes da ordem do dia.

O Sr. Presidente: - Muito bem. Como se dá depois a necessidade da tal reunião, nós teríamos a tal reunião, convocada para as 17 horas e 30 minutos, e abriremos a sessão às 18 horas. Portanto, às 17 horas e 30 minutos solicitaria aos Srs. Representantes dos grupos que comparecessem na sala 17, porque temos de resolver algumas coisas que têm importância.

Eram 17 horas.

O Sr. Presidente: - Estamos já com algum atraso em relação ao prazo marcado, claro. Agradecia que tomassem os vossos lugares.

Pausa.

Está a sessão reaberta.
Eram 18 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Vamos retomar os nossos trabalhos.
Quero começar por prestar uma informação sobre o resultado da reunião dos representantes regulamentares havida agora, durante este intervalo.
O primeiro ponto abordado foi o que diz respeito à eventualidade de uma suspensão do nosso trabalho por ocasião das férias de fim de ano: Natal e fim