O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3224 DIÁRIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE N.º 99

quem sabe! -, mas o que não é, de certeza, é um aliado da Classe operária.
Sabemos que os Ministérios do Trabalho e da Agricultura dão o seu apoio total ao caso «Avicriz», caso exemplar pela coragem, dignidade e firmeza demonstradas pelos seus elementos.
Porém, o trabalho de minagem que haveria a esperar por parte do sócio desertor já começou. E se não houver, do Governo, intervenção imediata, poderá vir a verificar-se o espantoso caso de ver transferido todo o esforço de um grupo de homens, todo o desejo de emancipação, de ver defraudadas todas as suas esperanças., de ver mesmo perigando o seu direito ao trabalho.
O caso «Avicriz», hoje posto neste hemiciclo, não será o único. Mas ao trazê-lo para aqui não desejei mais do que alertar todos os que possam vir a ter perante si situações idênticas. Foi também meu intuito lembrar que o Norte, e o distrito de Viseu, não é nem mais nem menos reaccionário do que o Sul ou os outros distritos, mas que, sendo pobre, sabe também cooperar com os avanços do processo revolucionário rumo ao socialismo.
As divisões só podem servir a alguns pseudo-revolucionários ou neo-miguelistas, ciosos uns e outros, acima de tudo, da sua estreiteza moral e mental e dos seus privilégios. Note-se que, tal como o nosso país na sua globalidade é um espinho socialista cravado na garganta capitalista imperialista, também a Avicriz é um espinho na garganta de um velho salazarista/caetanista, senhor feudal da estância sanatorial do Caramulo e de granjas avícolas da região. Por isso a Avicriz é mais do que o direito ao trabalho: é a ameaça do fim político de um monopólio.
Que a Avicriz sirva de exemplo e que este exemplo seja apoiado imediatamente pelos Ministérios competentes é o meu último voto, o meu alerta.
Tenho dito.

(O orador não reviu.)

Aplausos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Acabou, portanto, o período do prolongamento. Vamos ler uma...
Pausa

O Sr. Deputado Herculano de Carvalho, tenha a bondade.

O Sr. Herculano de Carvalho (PCP): - Era só para pedia um esclarecimento, Sr. Presidente e Srs. Deputados, ao Sr. Deputado que acabou de intervir agora.
O Sr. Deputado referiu o facto de o proprietário de uma empresa, cuja conta não teria sido congelada e outros factos do mesmo género. Portanto, eu perguntava o seguinte: se ele não considera que esse facto é uma prova - essa faceta juntamente com outras factos da mesmo tipo que estão a acontecer por todo este país -, se não considera isso uma prova de viragem à direita?

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - Tenha a bondade, Sr. Deputado.

O Sr. Fórido Marques (PS): - Queria esclarecer o Sr. Deputado do PCP que as contas bancárias do senhor ex-co-proprietário que fugiu para o Brasil e que retornou não. foram congeladas, porque penso que dentro do Copcon ou a qualquer nível militar, que eu não posso e creio que neste momento não devo situar, antes do VI Governo e ainda durante as campanhas de dinamização que estavam a efectuar-se, ou do chamado códice., eu não posso precisar exactamente, mas por um elemento desses dinamizadores foi afirmado que o Copcon iria congelar as contas.
Evidentemente que, instado esse elemento militar para que mostrasse as cartas dirigidas ao Copcon no sentido de que fossem congeladas, esse senhor realmente nunca conseguiu mostrá-las. Nós pensamos - e quando eu digo nós pensamos, neste caso, são os operários da Avicriz e também eu - que, na verdade, nunca teria havido cartas, mas, por outro lado, também admitimos que esse senhor militar tivesse tentado ocupar um lugar de destaque na política nacional.
Por outro lado, não penso que, realmente - e respondendo concretamente à sua pergunta -, não penso que tenha havido uma viragem à direita com este facto, de não ter sido feito o congelamento.
É um soluço, é um soluço ... E posso garantir-lhe, posso adiantar que, neste momento, o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Metalúrgicos, o Sindicato da Construção Civil, o Sindicato da Indústria Hoteleira, o Ministério. do Trabalho e o Ministério da Agricultura dão o seu inteiro apoio ao caso da Avicriz. Evidentemente, e isso também não me permite, a mim, não me compete a mim dizer aqui, mas penso que esse caso irá ser solucionado muito brevemente. Talvez neste momento já esteja solucionado.
Será esse e serão todos os outros casos, se os operários se convencerem - operários, trabalhadores rurais ou fabris, e ainda os seus aliados -, se convencerem de que só com o poder na mão conseguem fazer avançar o processo socialista.

(O orador não reviu.)

Aplausos.

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente: - Irá proceder-se à leitura do documento, que se encontra na Mesa, sobre o nosso novo colega Rogério Paulo, suponho eu. Tenha a bondade de ler.

O Sr. Rui Cunha (PS):

Comissão de Verificação de Poderes

Relatório e parecer

1 - Tendo sido solicitada a substituição do Deputado José Pinheiro Lopes de Almeida (por razões pessoais e da sua vida profissional) por Rogério Gomes Lopes Ferreira, também conhecido por Rogério Paulo, reuniu a Comissão de Verificação de Poderes