O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE DEZEMBRO DE 1977 703

erros. Uma que redigiu incorrectamente uma notícia e outra que a leu,...

O Sr. Mário Pinto (PSD): - Correctamente!

O Orador: - ... podendo corrigi-la.

Uma voz do PSD: - Não apoiado!

O Orador: - Isto implica Srs. Deputados, o dever que todos nós temos de colaborar com a Administração e de, pura e simplesmente, corrigimos os erros alheios.
Não vou dizer quem é que fez isso, porque a filiação partidária não desculpa as asneiras. O facto de um indivíduo ser membro dos Partidos Socialista. Social Democrata, Centro Democrático Social, Partido Comunista Português ou da União Democrática Popular, não desculpa que, possa cometer erros na sua actividade profissional.
Simplesmente, esta Assembleia tem um papel que deve estar acima desse tipo de erros e de- picardias. Penso que o Sr. Deputado Fernando Roriz tinha uma coisa a fazer, que não fez, e que, pela primeira vez na minha vida, substituindo-me ao que penso - é uma opinião pessoal -, que deveria ter sido feito, eu próprio vou fazer, e é o seguinte: Sr. Presidente e Srs. Deputados: Ao abrigo dos direitos regimentais aplicáveis, requeiro à Secretaria de Estado da Comunicação Social que sejam enviados a esta Assembleia, os resultados do inquérito para que as pessoas possam julgar em consciência.

O Sr. Fernando Roriz (PSD): - Já a requereram na terça-feira, Sr. Deputado.

O Orador: - Julgo que, para além disto, referir por exemplo os nomes do" locutores em causa é pôr em causa a dignidade profissional -- e não moral, isso não. tem importância nenhuma - de doas profissionais quo o não merecem
Só se sabe quem falou ou quem não falou, quem fez ou quem não fez, depois do inquérito. E um dos pontos que acho importante na intervenção do Sr. Deputado Igrejas Caeiro é que não referiu um único nome. Era esse estado de espírito que eu acho que devia predominar nesta Assembleia.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado José Luís Nunes tora a bondade de apresentar o seu requerimento por escrito, para lhe ser dado o devido seguimento.
O Sr. Deputado Moura Guedes pede a palavra para que efeito?

O Sr. Moura Guedes (PSD): - É para um protesto, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado tem todo o direito de protestar e vou já conceder-lhe a palavra para esse efeito.
Entretanto, pedia aos colegas que dessem por findo este incidente, porque, como sabem, o período de antes dia ordem do dia termina imperativamente às 16 horas t 25 minutos e hoje não pode ser prolongado, visto que já o foi na sessão anterior.
Tenha a bondade, Sr Deputado Moura Guedes.

O Sr. Moura Guedes (PSD): Sr. Presidente, Srs. Deputados: O protesto que quero favor é o seguinte o Sr. Deputado José Luís Nunes afirmou que havia dois responsáveis e é contra esta afirmação que quero protestar.
Considerar que um locutor é responsável porque lê com fidelidade, porque lê textualmente um papel que lhe dão para ler ao microfone é um absurdo.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - ... e, não é uma atitude correcta

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O dever deontológico de uni locutor é ler com fidelidade os textos, que lhe dão. A responsabilidade desses textos é, por um lado. do seu autor, e, por outro, de quem dirige os, respectivos serviços, que deve orientá-los de modo a que não ocorram tais situações.

Vozes do PSD: - Muito bem'

O Orador: - Queira, pois, protestar cantora cisto afirmação e ainda contra o facto de o Sr. Deputado Igrejas Caeiro, tão levianamente, ter vindo imputar a falta a uma pessoa que a não cometeu, quando - segundo ele próprio diz - está um inquérito em curso, antecipando-se assim injusta e erradamente, às conclusões desse mesmo inquérito

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Queria protestar também contra o facto de a Radiodifusão Portuguesa, desta maneira- porque este é um caso exemplar, continuar a contribuir para a desinformação da sociedade portuguesa.

Aplausos do PSD

O Sr. Presidente: -Srs. Deputados, como disse há pouco, tomam amanhã posse o Conselho de informação e creio que eles terão o campo aberto para uma larga actividade, nessa matéria.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Dá-me Licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Para que efeito pede o Sr Deputado José Luis Nunes novamente a palavra? É sempre um prazer ouvi-lo, mas terá de me informar para que efeito, pois tenho de ver se a. sua intervenção se enquadra nalgum normativo regimental.

O Sr. José Luis Nunes (PS): -- Peco-lhe apenas que não diga que é um prazer ouvir-me, porque as pessoas podem tomar a sério e julgar que está a infringir o seu dever de imparcialidade partidária.

Risos.

Páginas Relacionadas