O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1810 I SÉRIE - NÚMERO 51

O Sr. Magalhães Mota (Indep.): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Diz-se do Deputado que representa os seus eleitores, mas o representante é também um mediador, que ao mesmo tempo que representa os eleitores lhes apresenta o modo como vai interpretando e julgando a realidade.
Não existindo democracia directa, não é possível substituí-la artificialmente. Muito menos fraudulentamente.
O mandato que cada Deputado recebeu pressupõe capacidade pessoal para um contributo. Mas só há contributos autênticos quando livres.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!

O Orador: - Os Deputados, repito, não são, nem podem ser sob pena de porem em causa a própria instituição, parlamentar, simples transmissores de recados.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!
O Orador: - Jean Louis Barrault, no Maio de 68, respondia a um membro do Gabinete de Malraux "ser servidor mas não servo".
Os Deputados poderiam acrescentar que o seu serviço é, acima de tudo, o do seu país.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Disse exactamente estas mesmas palavras em 17 de Outubro do ano findo, no começo desta sessão legislativa. Concluía, então, ser a independência do Parlamento necessária à sua missão, explicitando que dizer-se independência do Parlamento é o mesmo que dizer a dos Deputados que o constituem.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!

O Orador: - Se o recordo, aqui e agora, é tão-somente para, com a mesma legitimidade e a mesma coerência, invocar o serviço do País.
Amanhã comemora-se mais um aniversário do 25 de Abril!
Amanhã haverá quem prefira esconjurar a data e fingir esquecê-la. Outros a terão comemorado ou quererão celebrá-la desvirtuando o seu significado e alcance.
A história fará a história. Mas é preciso que pelo menos alguns falem traduzindo a esperanca.com que nesse dia, e nos longos dias que se viveram antes, todo um povo sonhou e quis o 25 de Abril.

Aplausos dos Deputados independentes do ex-PSD e do PS.

É fácil, demasiado fácil, confundir críticas a erros cometidos ou evidenciar apenas esses mesmos erros. Mas ter a consciência clara dê que há uma escolha a fazer, que é, afinal, querer ou não querer construir a democracia, é questão que nenhuma crítica, por mais legítima, poderá iludir.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!

O Orador: - Um filósofo catalão podia escrever no século XVII que há sempre insulto mesmo quando se apontem defeitos reais e autênticos. Porque o insulto, explicava, tende a definir e a imobilizar o "outro", destacando só alguns defeitos, e nada, nem ninguém, tem apenas defeitos.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!

O Orador:- Concluía, pois, que insultar é simplificar uma vida e desconhecer, por isso, o seu valor; não é só injustiça, é também superficialidade e mediocridade.
Nós somos fiéis à necessidade de profundas modificações ha sociedade portuguesa. E não ignoramos nem as dificuldades geradas pelo passado nem as dificuldades presentes.
Recusamos as estratégias da confrontação social e política e o desgaste continuado das instituições.

Aplausos dos Deputados independentes ex-PSD.

25 de Abril foi a vontade de progresso e mudança de um povo inteiro. Corresponder-lhe não é pretender a decisão autoritária, que classifica os "bons" e exclui os "maus"- e vai em cada dia, enredado, na própria lógica do maniqueísmo, reduzindo o número de "bons" e aumentando o de "maus". Até restar já sem amigos, mas tão-só com ecos.
25 de Abril é encontrar os caminhos e as formas de uma aspiração geral com os seus canais de expressão e os seus modos, de representação a todos os níveis, em que o povo não é chamado para confirmar que teve intérpretes. esclarecidos, mas foi tornado .participante e responsável pelo seu próprio destino.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD:- Muito bem!

O Orador: - Há lideranças que se candidatam para a confrontação e dela têm alguma experiência própria. Mas não é de confrontações e sim de consenso democrático e nacional que carecemos. Não é com o vazio ou descrédito das instituições mas com a sua defesa e prestígio que se constrói a democracia.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!

O Orador: - Não é pela hostilidade de todos contra todos que é possível construir-se sequer alguma coisa. Como não será por falsos ou apressados acordos de partilha do poder, com. a. manutenção de todas as ambiguidades e de todas as flutuações, com a mal disfarçada ânsia do poder a todo o custo que leva a derrubar todos os obstáculos e a considerar obstáculos todos os outros que construiremos futuro algum.

Vozes dos Deputados independentes ex-PSD: - Muito bem!