O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2238 I SÉRIE - NÚMERO 51

O Sr. Fernando Roriz (PSD): ~ Sr. Deputado Bragança Tender, como verificará pelas perguntas que ou fazer-lhe, fui um dos Deputados que estiveram tentos e interessados nos problemas que aqui quis fazer.
O Sr. Deputado falou em lamentável denominador comum dos Programas dos Governos que esqueceram s problemas da região que referiu, falou em caciquismo humilhavel, falou em problemas de saúde que estavam por resolver, apontou problemas de técnicos agrários que há mais de seis anos se encontram sem Balizarem as suas funções, falou, em suma, mim conjunto de problemas que efectivamente são graves cuja resolução é imperioso pôr em marcha. Mas aturadamente que, ao invocar aqui o Governo da AD, responsabilizou-o - intencionalmente ou não - por esses problemas.
Queria muito objectivamente perguntar ao Sr. Deputado se não tem consciência de que a falta de evolução de todos estes problemas, a situação lamentável em que se encontra essa região, é mais da responsabilidade de governos anteriores, que tiveram «Io menos a oportunidade de começar a resolver esses problemas, do que do actual Governo da AD, que tem menos de cinco meses de actividade e que necessariamente, terá por asso muito menor responsabilidade do que os Governos, anterior. É ou não entidade, quanto à generalidade dos problemas que bordou, se não estão resolvidos ou se pelo menos ao começaram a ser resolvidos que. isso representa ma responsabilidade maior dos Governos anteriores, nomeadamente os da responsabilidade do partido da Ex.ª, do que do Governo da Aliança Democrática?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Rook de Lima (PSD): - Sr. «Presidente, peço palavra para fazer um protesto em relação à intervenção do Sr. Deputado Bragança Tender.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Rook de Lima (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Vou focar principalmente dois problemas.
Quanto ao primeiro, referiu-se o Sr. Deputado aos metros que estão a ser regados no vale da Vila. Pela sua intervenção poder-se-ia supor que andes áreas foram compradas e que estão a ser sáveis de não serem aproveitadas para o regadio. Quero informar esta Câmara que até agora temos conhecimento de que somente 10 há das zonas que D ser objecto de regadio foram realmente aquelas e V. Ex.ª há pouco apontou. Creio, portanto, que conjunto da área de rega do vale da Vilariça não caso para estarmos alarmados.
O outro problema é o caso dos 18 técnicos do Caio. Também nós estamos com certeza preocupados nesta situação. Posso mesmo afirmar a V. Ex.ª, a sua tranquilidade, que o Governo está atento ao problema e que a Direcção Regional de Trás-os-Montes já a tratar de conseguir resolver esse assunto a todos preocupa. No entanto não poiso deixar dizer muito claramente que os anteriores Governo, mormente os Governos do Partido Socialista, fiam já toda a possibilidade de resolver este assunto.

O Sr. Raul Rego (PS): - Resolver o problema antes de ele surgir?!

O Orador: - Quero frisar que numa determinada altura o presidente da Comissão Instaladora do Cachão era o engenheiro Teles Grilo, indicado pelo Partido Socialista, o Governo era Socialista, e mesmo em certo período o Director Regional de Trás-os-Montes era o engenheiro Teles Grilo, afecto ao Partido Socialista, e o Governo era o do Partido Socialista. Tiveram, portanto, uma óptima oportunidade, para resolver todo este problema. Lamentamos sinceramente que o não tenham feito.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Esperamos que o desejo do Sr. Deputado de ver resolvido o problema. desejo que é também o nosso, se concretize agora e que vejamos mais felizes do que foi o Partido Socialista.

Aplausos do PSD e do CDS.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Adriano Rodrigues.

O Sr. Adriano Rodrigues (CDS): - Sr. Deputado Bragança Tendem, não posso deixar de acompanhar com o coração e com todo o interesse as palavras que o Sr. Professor trouxe a esta Câmara.
Na verdade, o problema do Cachão e o do desenvolvimento de Trás-os-Montes é prioritário «este país e por isso demos-lhe o nosso apoio à sua intervenção.
Já na anterior legislatura, o meu companheiro de bancada engenheiro Rui Marrana trouxe a este Câmara o problema do Cachão. Este problema, é preciso que todos nos entendamos quanto à sua formulação, nasceu devido a uma boa intenção, mas a uma má programação.
O problema do Cachão é um problema difícil de solucionar, porquanto ultrapassou na sua ambição as possibilidades de resposta dos recursos naturais da região transmontana. O matadouro, por exemplo, se trabalhasse em condições normais, ao fim de dois meses esgotaria todos os recursos animais de Trás-os-Montes. Sabemos que foi proposto ao I Governo Constitucional um programa para podar dar mais exequibilidade ao funcionamento do matadouro.
À semelhança do que aconteceu, por exemplo, na Dinamarca, o apoio prestado aos pequeno produtores através da estimulação, e, neste caso, da criação de porcos, implicava um investimento de cerca de 200000 contos. Este investimento foi recusado nessa ocasião.
Posto isto, queria perguntar ao meu distinto amigo Prof. Bragança Tender quais as medidas mais concretas que propunha para que fosse resolvido o problema do Cachão.
Quero ainda acrescentar que foi com muito respeito que ouvi a sua intervenção, sobretudo pela forma honesta com que se referiu à actividade do Governei, procurando responsabilizar a actividade futura do Governo, sem esquecer as responsabilidades que tiveram até agora todos os anteriores Governos, o que da parle de V. Ex.ª mostra uma grande honestidade política, que merece iodo o meu respeito.

Aplausos do CDS e de alguns Deputados do PSD.