O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2346 I SÉRIE - NÚMERO 54

bleia, com a qual, aliás, o Partido Socialista disse concordar, política que se baseia no incentivo e no dar novo ritmo às negociações da entrada de Portugal na CEE. Se não são cabazes de compreender isto, não são capazes de compreender nada. O Partido Socialista está a revelar-se como partido completamente cego pelo desejo da se opor a todo o custo, circunstância que não lhe permite ver absolutamente nada no que se refere à tutela dos interesses nacionais.

Aplausos do PSD, do CDS e ao PPM,

O Sr. Presidente: - Para um contraprotesto, tem a palavra o Sr. Deputado João Lima.

O Sr. João Lima (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Ao Sr. Deputado Amândio de Azevedo causou tristeza as afirmações que proferi naquela tribuna. Tem razão, porque, se eu fosse membro de um partido que tivesse esta actuação governamental, estaria triste.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado falou em cúmulo do ridículo, no entanto cúmulo do ridículo é defender-se um Governo que impõe no estrangeiro o desprestígio
de Portugal com exigências protocolares inadmissíveis que a minha dignidade não me permite divulgar.

Aplausos do PS, do PCP e ao MDP/CDE.

O Sr. Pedro Roseta (PSD): - É falso!

O Orador: - O cúmulo da tristeza neste país é uma delegação ministerial, chefiada ao mais alto nível, não ser recebida em França, como foi o caso desta delegação chefiada pelo Sr. Vice-Primeiro-Ministro. Cúmulo da tristeza é o Partido Social-Democrata vir aqui atacar o Partido Socialista e o seu Governo
- que já não o é -, em vez de discutir na profundidade a factualidade política, as orientações da política externa e a defesa dos interesses nacionais.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Não está em causa, Sr. Presidente, Srs. Deputados, nem a vida privada de ninguém, nem tão-pouco as viagens do Sr. Primeiro-Ministro. Está em causa sim, a dignidade do nosso país. Bem prega Frei Tomás! Nós não podemos admitir a razoabilidade e a seriedade de declarações de um partido e dos seus componentes quando na prática as não praticam.

O Sr Carlos Lage (PS): - Muito bem!

O Orador: - Por tudo isto, contraprotesto veementemente contra as declarações do Sr. Deputado Amândio de Azevedo, que são atentatórias da dignidade do Estado e dos órgãos de soberania.

Aplausos ao PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, igualmente para um protesto, o Sr. Deputado Rui Pena.

O Sr. Rói Pena (CDS): -Sr. Presidente, Srs. Deputado: Mais uma vez o Sr. Deputado João Lima, peão de brega ao serviço das necessidades do Partido Socialista, trouxe algumas recriminações acerca da actuação do Governo da Aliança Democrática no que da respeito à política externa. Mais uma vez o Sr. Deputado João Lima o fez sem qualquer consideração pela realidade, pela verdade dos factos, e misturou aquilo que na sua imaginação deveria ter acontecido e aquilo que não aconteceu. São confusões que são de lamentar por parte de um Deputado que representa uma bancada que pretende ser responsável.

Vozes do CDS: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: A exposição do Sr. Deputado João Lima é tanto mais de lamentar quanto é certo ter sido o Partido Socialista que deu ao nosso país a triste imagem da confusão entre a utilização partidária da política externa e a utilização pessoal que se pode fazer dessa mesma política externa...

Vozes do CDS: - Muito bem!

O Orador: -.... como realmente ela nos espanta mima altura em que, pela primeira vez, Portugal segue uma verdadeira política externa de Estado, verdadeira ao nível dos seus verdadeiros interesses e dos interesses da sua população.

Risos e protestos do PS e do PCP.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Do Estado Americano e não do Estado Português!

O Orador: - O slogan «a Europa connosco» não foi apresentado para a defesa dos verdadeiros interesses de Portugal e dos Portugueses. O slogan «a Europa connosco» foi única e exclusivamente apresentado pelo Partido Socialista para se elevar nos bicos dos pés e para aparecer perante o eleitorado com um mínimo de prestígio internacional.

Protestos do PS.

Causa, espanto que seja o Partido Socialista a dizer que os actuais homens que estão à frente do Governo da Aliança Democrática não têm prestígio externo quando o actual Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Primeiro-Ministro foi, mesmo antes de entrar para o Governo, indigitado para Presidente da União Europeia das Democracias Cristãs...

Vozes do CDS: - Muito bem!

O Orador. - ..., o que prova à evidência o prestígio internacional do Prof. Freitas do Amaral.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - É um prestigiado reaccionário!

O Orador: - Não é de forma nenhuma o 14.º vice-presidente de qualquer internacional política.

Aplausos do CDS e do PSD e protestos do PS.

Por último Sr. Presidente, Srs. Deputados, queria perguntar ao Sr. Deputado João Lama se antes de fazer esta arenga perante esta Assembleia tinha ou não tinha conhecimento das declarações públicas prestadas pelo