O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE JULHO DE 1983 581

Porque os senhores, que estão sempre a defender os trabalhadores como se fossem os monopolistas dos trabalhadores, esquecendo que 80 % dos portugueses não votaram nos senhores, que criaram neste país um ambiente de instabilidade e transformaram as empresas num ambiente de ódio. Os senhores, que as destruíram ...

O Sr. Carlos Brito (PCP): - E o CDS?

O Orador: - ..., é que vêm defender o emprego? Os senhores aumentam é o desemprego!

Protestos do PCP.

Se os senhores fossem governo neste país aumentava o desemprego!

Aplausos do CDS e de alguns deputados do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Luís Nunes e agradecia que se ativesse à matéria em discussão.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Assim farei, Sr. Presidente.

Os Srs. Deputados Carlos Brito e Manuel Lopes disseram que nós demos uma súbita cambalhota, que seremos responsabilizados perante não sei quem, e era bom que ficasse claro o que é que a expressão «seremos responsabilizados» contém de intimidação e de ameaça...

Risos do PCP.

...perante não sei quem, pelo voto que dermos. Os Srs. Deputados devem saber 3 coisas, e a primeira é que, até ao momento, nunca tive medo. Não sei se não terei no futuro, mas até ao momento nunca tive medo.
Falaram de súbita cambalhota e sobre decisões do Governo. Mas súbita cambalhota, porquê? Com que direito é que se diz ao Partido Socialista, hoje e aqui, que nós demos uma súbita cambalhota, depois de no Avante, depois de em O Diário se cobrir o nosso partido das maiores calúnias durante a campanha eleitoral ...

Vozes do PS e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Com que direito é que se diz que nós demos uma súbita cambalhota? Com que direito? Quem é que mandatou os Srs. Deputados Comunistas para serem os nossos juizes, já que não creio que queiram ser os nossos algozes?!

Protestos do PCP.

O segundo aspecto que é fundamental frisar é este: os Srs. Deputados dizem que falei nos países socialistas, que nós detestamos - ponto um -, e que não falei no Chile, na Nicarágua e em £1 Salvador. Mas os Srs. Deputados não falaram, curiosamente num único, como era o caso da Argentina, em relação ao qual a União Soviética, em relação ao qual O Diário, em relação no qual o Avante, deram todo o apoio aquando do conflito das ilhas Falkland!!

Aplausos do PS, do PSD, do CDS, da ASDI e da UEDS.

Isto significa que para os senhores, em matéria de direitos do homem, não há princípios, o que há é razões de ordem geopolítica. O General Leolpoldo Gualtieri é péssimo quando assassina milhares de comunistas na Argentina -o que nós condenamos-, mas é óptimo quando pretende instalar uma base soviética no Atlântico Sul!

Aplausos do PS, do PSD, do CDS e da ASDI. Protestos do PCP.

Nós entendemos que em relação a estas matérias não há nada de dramático. Entendemos que, em relação a elas, os Srs. Deputados não podem interferir na democracia interna dos partidos políticos que compõem esta Assembleia. Os Srs. Deputados não têm nenhuma capacidade, nem competência para falarem em nome dos trabalhadores portugueses ...

Protestos do PCP.

De tal modo que quando se fala em competência, o analfabetismo chega a um ponto tal, que competência não significa capacidade e inteligência, significa só possibilidade de fazer.

Vozes do PS, do PSD e do CDS: - Muito bem! Protestos do PCP.

O Orador: - O Sr. Deputado Morais Leitão, por exemplo, tem o direito de falar em nome dos trabalhadores que votam no CDS.

Aplausos do CDS.

Os Srs Deputados do PSD têm o direito de falar em nome dos trabalhadores que votam no PSD, e eu tenho o direito de falar, quando mandatado para isso, em nome dos trabalhadores que votam no Partido Socialista e os senhores em nome dos trabalhadores que votam no PCP. Agora o que não têm direito de falar é em nome dos trabalhadores portugueses, que não lhes passaram procuração ...

Vozes do PS, do PSD e do CDS: - Muito bem!

O Orador: - ... e que cada vez mais têm em relação ao Partido Comunista Português um sentimento de desfasamento, de separação e de ataque. Mais nada!

Aplausos do PS, do PSD e da ASDI. Protestos do PCP.

O Sr. Presidente: - Peço a atenção da Câmara.

Deram entrada na Mesa 3 requerimentos, que irão ser votados. Entretanto, o Sr. Deputado Carlos Brito pediu a palavra para que efeito?

Páginas Relacionadas
Página 0583:
6 DE JULHO DE 1983 581 O Sr. Presidente: - E exacto, Sr. Deputado. O Sr. Carlos Brito
Pág.Página 583
Página 0584:
584 I SÉRIE - NÚMERO 15 dos sectores, não podemos neste momento resignar nos a considerar q
Pág.Página 584