O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1936 I SÉRIE - NÚMERO 52

mente albanesa. Com efeito, não veria um albanês ser mais consistente - em relação a metade do problema e não, como é evidente, em relação à outra metade.
Portanto, era a isso que me estava a referir. Se não há ninguém aqui na Câmara que tenha essa opinião, pois tanto melhor; congratulemo-nos todos e passemos por cima disso.
No entanto, há ainda uma pequena questão sobre a social-democracia.
Com efeito, dizem-me que nunca meteram a social-democracia na gaveta, e eu acredito. Mas pergunto: quantos a terão tirado de lá? Não quero resposta.

Aplausos do PS.

Sr. Deputado Silva Marques, se o Sr. Deputado tivesse presente - evidentemente que não tem nada que o ter presente - o que eu disse na minha intervenção, aquando do debate na generalidade, veria que nessa ocasião fomos muito claros e não só eu, mas muitos elementos do meu partido e de outros partidos e, portanto, não estou sequer a dizer qualquer coisa que se tenha destacado, pois muita gente o disse e, praticamente, das bancadas de todos os partidos - quando dissemos que esta ocasião absolutamente excepcional que a conjuntura internacional nos proporcionava deveria ser aproveitada para várias finalidades.
No que diz me respeito, apontei três finalidades - escrevi-as e, como pode calcular, o que acabei de afirmar é comprovável.
A primeira finalidade seria assim o controle da dívida externa, a melhoria da sua estrutura qualitativa e, eventualmente, uma redução.
A segunda finalidade seria uma grande ajuda às finanças públicas nas mais diversas formas.
A terceira finalidade seria a compatibilização da dinâmica do consumo e do investimento.
Estas três finalidades estão, como já referi, escritas. Portanto, não foi coisa que tivesse tirado do bolso neste momento para justificar precisamente aquilo que disse há pouco.
Assim achamos que tais medidas são fundamentais, pois, como qualquer homem de negócios sabe, ele só investe se tiver um mercado solvente. E quando a procura interna fraqueja, há duas soluções: ou não se investe, não se renova, não se tomam novas iniciativas, não se criam empregos e se procede a despedimentos, ou então há uma extroversão...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Deputado, não sou um especialista, nem o pretendo ser. De qualquer modo, sinto-me no direito, e até na obrigação, de estar atento às explanações dos especialistas como o Sr. Deputado.
Mas só lhe quero chamar a atenção para o facto de, por exemplo, o comentador - não lhe li o artigo todo...

O Orador: - Como eu suspeitei, Sr. Deputado!

Risos do PS.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Não lhe li a si, Sr. Deputado!
Portanto, como ia dizendo, o comentador discute, por exemplo, qual o caminho a seguir perante a circunstância, isto é, se se deve ou não seguir uma estratégia de dinamização das empresas pela via da expansão do consumo.
Portanto, Sr. Deputado, aceite que as suas opiniões técnicas são técnicas, o que significa que há outras opiniões técnicas e que por isso não devemos arvorar a nossa opinião técnica na melhor, pois essa é uma posição vanguardista que não corresponde a um social-democrata.

Risos do PSD.

O Orador: - Como estava a dizer, qualquer homem de negócios só investe se tiver um mercado solvente - a não ser que se lance exclusivamente na exportação.
Nunca estive de acordo com determinada política económica e critiquei-a, fossem os governos socialistas ou não, fossem eles do Dr. Mário Soares ou de quem fossem. Assim, com todas as forças que tive, e que foram muito pequenas, sempre me levantei contra a política de abaixamento do salário real para permitir, digamos assim, a competitividade externa.
Inclusivamente, devo dizer que tenho alguma simpatia pela política de controle da taxa de câmbio que este Governo empreendeu. Simplesmente, a minha simpatia não foi suficiente. Havia, de facto, meios externos que me estavam a ajudar e ao Governo (muito mais do que o Governo poderia suspeitar) e houve uma derrapagem por falta de previsão. Se não existissem esses meios externos, concordaria com a política cambial do Governo...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Deputado não está a responder à questão que lhe coloquei!

O Orador: - Já lá vou, Sr. Deputado. É que há aqui um argumento técnico que já farei a seguir.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Mas eu coloquei-lhe a questão da adjectivação, Sr. Deputado!

O Orador: - Certo, Sr. Deputado. Mas, já agora, permita-me que complete o meu raciocínio, pura e simplesmente para meu uso e gozo próprio.

Risos.

Portanto, como ia dizendo, a questão fundamental é esta: se persistimos nesta política de abaixamento do salário real, sucede que este país transformar-se-á naquilo que alguém já qualificou como uma «república de pijamas».

Risos.

Isto, porque o salário é simplesmente um elemento de custo para as empresas, a que se chama tecnicamente, por via do consumo, um bem público ou seja, cria efeitos positivos, porque é um elemento de alargamento do mercado.
Assim, quando se defende o tipo de política que se está aqui a defender, o que sucede é que os empresários, que assim baseiam os seus cálculos na baixa dos salários, vêem no salário exclusivamente um elemento de custo, cortando-se assim o aspecto benéfico para toda a comunidade nacional, que o próprio aumento

Páginas Relacionadas
Página 1932:
1932 I SÉRIE - NÚMERO 52 Oferecemo-nos para fazer essas projecções e até lhe dissemos que a
Pág.Página 1932
Página 1933:
4 DE ABRIL DE 1986 1933 incremental da despesa final, relacionando-se as diversas variáveis
Pág.Página 1933
Página 1934:
1934 I SÉRIE-NÚMERO 52 conjugação com a expansão do investimento tal depende de numerosas p
Pág.Página 1934
Página 1935:
4 DE ABRIL DE 1986 1935 Com certeza também, Sr. Deputado, que o desemprego não teria atingi
Pág.Página 1935
Página 1937:
4 DE ABRIL DE 1986 1937 dos salários representa, pela via do alargamento do mercado interno
Pág.Página 1937