O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2476

1 SÉRIE - NÚMERO 67

estabelecimento e uso de mediatecas nas escolas. Nesse pressuposto e dentro de uma correcta e eficaz gestão de tais meios, propomos ainda a criação de centros regionais de recursos educativos capazes de apoiar grupos de escolas, tendo em conta a sua especificidade, a formação contínua dos professores e a sua prática; bem como a dinamização de animação cultural das unidades escolares.

Vozes do PRD: - Muito bem!

O Orador: - O Partido Renovador Democrático não podia deixar de referir a necessidade do apetrechamento escolar, incluindo o uso das novas tecnologias, que deve ser estimulado, sendo obrigação do Estado assegurar a sua existência e manutenção, um regular funcionamento, de forma a termos uma escola não virada para a felicidade após o ensino, mas para que todos sejam felizes durante esse mesmo tempo.

Aplausos do PRD, do PS, do PCP e do MDP/CDE.

O Sr. Presidente: - Igualmente para um intervençãó, tem a palavra o Sr. Deputado José Cesário.

O Sr. José Cesário (PSD): - Sr. Presidente,
Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Julgo que
valerá sempre a pena salientar a importância que este
debate possui para o futuro de todos nós e do nosso
país. ,; r

A discussão e a reflexão que ele já originou,e que motivará nos próximos tempos serão decisivas para a definição da educação que queremos, do progresso que almejamos, do mundo por que lutamos. .

Não somos dos que erradamente alimentam a ideia de que a lei de bases do sistema educativo será o remédio para todos os males de que a nossa educação,sofre, mas queremos crer que o processo que servirá pára a sua aprovação será a mola impulsionadora de um enorme movimento de reflexão e de debate que permitirá, decerto, ultrapassar muitas das falhas que se .têm cometido no tão vasto universo educativo ....
Porém, enquanto deputado pertencente a maior.ºrganizaçâo portuguesa de juventude, a Juventude Social-Democrata, sou obrigado a reconhecer que o modo como tal debate está a ser desenvolvido não será, porventura, o-ideal, pois parece-nos que a sua publicitação deveria ser bem diferente e bem mais profunda, levando a quantos se encontram directa ou indirectamente interessados em tal temática os pormenores dás diversas posições em discussão. , _ .
Não o fazer é impedir que os Portugueses se pro:
nunciem acerca daquela que é uma das mais importan
tes questões para o seu futuro e, simultaneamente, per;
mitir que muitos professores, estudantes e pais deixem
eventualmente que os seus interesses sejam debatidos
sem que tenham condições para se manifestarem sobre
tal. _
. E, neste capítulo, compete à comunicação social um papel particularmente significativo, podendo e devendo fazer bem mais do que até hoje realizou...
Esta lei não é bem igual a qualquer outra; é preciso que isto fique bem percebido!
Sr. Presidente, Srs. Deputados: A Juventude Social-Democrata possui tradições nesta matéria que não poderiam deixar de justificar uma particular intervenção neste debate.

.Desde há'.inuito,que a problemática educativa constitui uma das nossas maiores preocupações, tendo tornado públicas posições praticamente acerca de todas as grandes polémicas travadas em tal sector.
Neste âmbito, sou naturalmente obrigado a destacar o papel dos estudantes sociais-democratas, que têm sabido dar resposta com- enorme clareza aos interesses da esmagadora maioria dos estudantes portugueses, o que lhes tem granjeado uma posição de particular destaque no movimento associativo estudantil.

Vozes do PSD: - Muito bem!

' O Orador:'- Tudo isto levou-nos aliás a apresentar, há pouco mais de um ano, um projecto próprio de lei de bases do- sistema educativo que foi reconhecido pelo nosso próprio partido como um contributo de inegável valiá'para o téxto final que submetemos a esta Assembleia.
As nossas posições resultaram sempre de úm debate que soubemos' manter durante os diversos anos da rióssa' existência acerca destas questões, para elas tendo recebido intérnainente os mais diversos contributos, provenientes da,' generalidade dás nossas estruturas locais, estudantis é laborais. ' '
Foram,'aliás, essas, mesmas estruturas que nos deram particular' ânimo nas grandes batalhas que no passado cravámos na 'área' da educação, das quais me permito destacar as efectuadas contra o Serviço Cívico Estudantil,''o,'arfo .própedêúticó e pela defesa de um sistema jüsto de acção sócial escolar. ..
Será nesta ,mesma ,linhac"qué- saberemos mostrar a nossa acção rìesté 'debaté,'esperandó que dele resultem evidentes benefícios para todos quantos se encontram empenhados no processo educativo, em .particular os mais jòvéns, os homens do futuro, a quem cumpre construir o Portugal do amanhã e a quem a educação deve"' pois, ser mais--directaménte dirigida.
Sr. Presidente,, Srs: Deputados: O mundo em que nos integramos encontra-sé erh permanente mutação!-
É ó mundo dás novas tecnologias; da informática, em-qué,a importância crescente da máquina deve ser instrumento de criáti'vidade do homem, sempre no sentido da preser,,:ação'das filosofias humanistas e personalistas em que, ria nossa 'óptica,. se alicerça a inserção do homem na sociedade.
h, pois, um mundo que nos exige uma. resposta eficaz que permita que o nosso país não volte a ser considerado como uma espécie de «Terceiro Mundo da Europa».
.,.ªinserção .nas :Comunidades Europeias obriga-nos também a -um .particular esforço de desenvolvimento, que naturalmente passa pela introdução de inúmeras reformas essenciais na estrutura económica e social do nosso país: ... . :.
.- Porém, a sua eficácia implica um particular esforço de aceitação por parte dos Portugueses, que necessitarão, de perder certos complexos, .resultado de uma mentalidade, marcada- por anos e anos.de obscurantismo cultural. . -
E aí surge a educação!...
Uma educação que nos integre neste esforço de desenvolvimento.
O progresso passa pela aceitação de realidades como o cooperativismo, a regionalização e a informatização, o que só será possível com mentalidades diferentes, com uma educação nova que a todos-nos ganhe para este
esforço de modernização.º

Páginas Relacionadas