O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5184 I SÉRIE-NÚMERO 105

No entanto creio bem que o trabalho desenvolvido não pode ser analisado só pelo que fizémos nesta Assembleia mas também por um trabalho que temos vindo a encetar já há alguns anos que é o trabalho que se realiza para além deste Plenário em que contactamos com as populações com a realidade local e que tem produzido os seus frutos Creio que este ano esse trabalho teve uma acuidade maior em virtude de um problema grave ocorrido numa certa região do País e que foi resolvido - estou convencido do que afirmo - com a intervenção dos parlamentares da Assembleia da República.
Creio que esse contacto com as populações que em meu entender devemos privilegiar demonstra bem o interesse que os deputados portugueses tem pela realidade que os envolve e por todos os problemas que afectam o povo português.
Penso que o saldo final é positivo e se no próximo ano todos nos empenharmos como devemos seremos capazes de fazer mais e melhor.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Brito.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Começo por agradecer a V. Ex.ª Sr. Presidente as palavras que dirigiu a todos os deputados e gostaria de salientar que o Grupo Parlamentar do Partido Comunista se sente particularmente honrado com a apreciação que fez do trabalho, da acção e da dedicação, de todos os deputados da Assembleia da República.
Hoje de manhã fiz uma declaração política através da qual apresentei a perspectiva do meu grupo parlamentar sobre a sessão legislativa que agora termina. Não pretendo repetir as considerações que já produzi mas gostaria apenas de salientar o esforço que todos fizémos no sentido de que o trabalho da Assembleia da República fosse eficiente e produtivo.

Vozes do PCP - Muito bem!

O Orador - Esse esforço foi feito por cada um de nós de acordo com as diferentes perspectivas, as diferentes orientações que nos movem e o resultado é aquele que é determinado pela maioria que actualmente existe nesta Câmara.
A nosso ver neste momento essa maioria poderá não ser inteiramente ajustada ao que sente e ao que deseja o País mas é a que existe.

Risos do PSD.

e nesse sentido reconhecemos essa maioria.
Gostaria também de associar à vontade expressa por outras bancadas, a vontade dos comunistas no sentido de modernizar a Assembleia da República e de melhorar as nossas condições de trabalho porque se tratam de condições fundamentais para que o nosso trabalho seja mais produtivo e para o que aqui fazemos e a mensagem que aqui se produz cheguem em melhores condições ao conhecimento do nosso povo para que ele possa reconhecer melhor o que é o trabalho dos deputados.
Deste modo penso que devemos conseguir vencer essa carga de desinformação que continua a pesar sobre o trabalho desenvolvido na Assembleia da República.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Queria também associar à voz dos deputados comunistas a homenagem que aqui foi feita aos funcionários da Assembleia da República e estendo essa homenagem aos funcionários dos grupos parlamentares. Estou convencido de que a contribuição dos funcionários de todos os grupos parlamentares é essencial para o trabalho que todos nós deputados aqui desenvolvemos no Plenário e nas Comissões.
Resta-me renovar os votos já aqui expressos pelos oradores que me antecederam de muitas felicidades para V. Ex.ª Sr. Presidente, para todos os membros da Mesa da Assembleia da República, para todos os colegas deputados de todos os grupos parlamentares, para os funcionários da Assembleia da República e os funcionários dos grupos parlamentares, para os elementos das forças de segurança e para os jornalistas. Acrescendo também os votos de que tenham umas férias retemperadoras que permitam adquirir as energias necessárias para o trabalho que vamos ter de desenvolver em Outubro.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, desejo que passem uma boas férias retemperadoras para que em Outubro possamos trabalha mais e melhor.
Desejo a V. Ex.ª Srs. Deputados uma boa noite.
Esta encerrada a sessão

Eram 1 hora e 5 minutos

Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados.

Partido Social-Democrata (PPD/PSD)

Fernando José Roque Correia Afonso
Fernando Manuel Alves Cardoso Ferreira
Francisco Antunes da Silva
João Granja Rodrigues da Fonseca
José Ângelo Ferreira Correia
José Vargas Bulcão
Luís António Damásio Capoulas
Luis Filipe Menezes Lopes
Nuno Francisco F. Delerue Alvim de Matos
Nuno Miguel S. Ferreira Silvestre

Partido Comunista Português (PCP)

Carlos Alfredo do Vale Gomes Carvalhas

Centro Democrático Social (CDS)

José Luis Nogueira de Brito

Faltaram a sessão os seguintes Srs. Deputados

Partido Socialista Democrata (PPD/PSD)

Álvaro José Rodrigues Carvalho
Dinah Serrão Alhandra
José Manuel Rodrigues Casque
José Mendes Bota
Manuel da Costa Andrade