O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

214 I SÉRIE-NÚMERO 8

porque o PS é poder e o PSD é oposição. Se assim o fizesse, o PS/Algarve iria promover o PSD!...
O que o PS não quer é, de facto, debater as grandes questões da região que afligem as populações. Apenas quer vir para a praça pública dizer mal, criticar, sem propor a mínima alteração, a mínima solução alternativa.
Nós, numa intervenção anterior, também desafiámos o PS a propor alterações.
Estamos, definitivamente, esclarecidos daquilo que o PS/Algarve quer: não quer absolutamente nada, quer dizer mal, quer ser um partido do contra! Tal como no Algarve, aqui também o é. Estamos entendidos!

Aplausos do PSD.

Vozes do PS:- Estão, estão!

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se, para pedir esclarecimentos, os Srs. Deputados Herculano Pombo, José Lello e José Apolinário.

O Sr. José Lello (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: -Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. José Lello (PS): - Sr. Presidente, perante o exagero no gerúndio e a mania do Sr. Deputado, estava a pensar usar da palavra, mas prescindo.

Vozes do PS:- Muito bem!

O Sr. Presidente:- Tem então a palavra o Sr. Deputado Herculano Pombo.

O Sr. Herculano Pombo (Os Verdes):- Sr. Deputado Filipe Abreu, parece que hoje é dia de júbilo para os Algarvios: já falou aqui o barlavento e o sotavento, só falta ouvir a voz do interior e daqueles que se sentem prejudicados, nomeadamente pelo traçado da Via do Infante.

Vozes do PS:- Muito bem!

O Orador: - Aguardemos que esses interessados, esses prejudicados, façam também aqui o seu discurso.
Sr. Deputado, da sua intervenção percebi que o senhor, ou o PSD/Algarve - que é algo que eu não sabia que existia, mas que passei agora a saber,...

Risos do PS.

...não gosta do PS/Algarve, embora já tivesse percebido isso quanto ao PSD da Madeira e dos Açores.
No entanto, há duas coisas que eu não entendi e para as quais peço uma explicação. Está ou não o Sr. Deputado e o PSD/Algarve de acordo com o traçado da Via do Infante? Têm ou não cabimento as dúvidas, os anseios, os desesperos, as angústias até de todos aqueles - e são, ao que parece e sei, muitos! - que se sentem prejudicados, na sua vida, nos seus investimentos e, sobretudo, nas suas aspirações para o Algarve, pelo traçado proposto?
Segunda questão: por um lado, o Sr. Deputado acusou o PS - e lá terá as suas razões! - de, a propósito de tudo e de nada, promover e de só querer debates, mas, por outro, acabou a sua intervenção dizendo: «Vamos fazer um debate, vamos debater aquilo que é fundamental para o Algarve». Antes de ter lugar esse debate, gostaria de perguntar-lhe se o PSD/Algarve entende que o facto de o PSD nacional ter aprazado, ter retardado, ter encarcerado, sem justa causa, a regionalização tem prejudicado o progresso da região algarvia. Pensa o Sr. Deputado que a região algarvia está «madura» para ser uma região administrativa de pleno direito? Pensa ou não o Sr. Deputado que esse processo está atrasado e que o PSD nacional, e talvez o PSD/Algarve, «têm culpas no cartório» por este atraso?

O Sr. Presidente:- Sr. Deputado Filipe Abreu, como há mais oradores inscritos para pedidos de esclarecimento, pergunto-lhe se deseja responder já ou no final.

O Sr. Filipe Abreu (PSD):- No final, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente:- Então, tem a palavra o Sr. Deputado José Apolinário.

O Sr. José Apolinário (PS):- Sr. Deputado Filipe Abreu, já conheço a veemência do discurso de V. Ex.ª. Não é esse o meu estilo e, como tal, abster-me-ei de interpelá-lo e de questioná-lo sobre a maior parte da sua intervenção.

Vozes do PS:- Muito bem!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Ainda bem!

O Orador: - Eu apenas gostava de informar os Srs. Deputados, em particular o Sr. Deputado Silva Marques, sempre ávido nos apartes, do seguinte: nas últimas eleições, em cada quatro cidadãos que no Algarve usaram o seu direito de voto, três votaram nas listas do Partido Socialista. É isto que dói ao Sr. Deputado Filipe Abreu! Nas últimas eleições, o PSD prometeu avançar rapidamente com o processo do hospital do barlavento, mais precisamente o de Portimão, terra onde o Sr. Deputado Filipe Abreu exerce a sua actividade de militante. Para 1991, está prevista uma verba de 5000 contos para iniciar os estudos. Daqui se conclui que, mais uma vez, o PSD não cumpriu o que prometeu.

O Sr. Herculano Pombo (Os Verdes): - Ora aí está!

O Orador:-Em relação ao processo de regionalização, já sabemos o que se passou.
Quanto à Via do Infante, também conhecemos o diálogo que existiu, isto é, nenhum!

O Sr. Herculano Pombo (Os Verdes):- Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado apenas fez esta intervenção para lançar um conjunto de verborreias, um conjunto de acusações infundadas, para, no essencial, procurar polarizar a discussão para um nível ao qual o Sr. Deputado ainda não chegou.

Vozes do PSD: - Dizer mal é fácil!

O Orador: - Isto é, V. Ex.ª tenta colocar-se no mesmo plano de igualdade do Partido Socialista, quando, neste momento, o seu partido é altamente minoritário no distrito, e pretende atacar o meu camarada Luís Filipe Madeira apenas porque ainda não conseguiu ter a mesma notoriedade que os Algarvios reconhecem ao mesmo.

Páginas Relacionadas
Página 0219:
7 DE NOVEMBRO DE 1990 219 O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, tomando como boas
Pág.Página 219
Página 0220:
220 I SÉRIE -NÚMERO 8 localizados a montante de Seixas. O seu drama é dos mais profundos de
Pág.Página 220