O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

778 I SÉRIE -NÚMERO 23

No momento da partida, é com emoção que vos confesso que "quem parte leva saudades". Mas, como diz António Gedeão: "Triste de quem não tem,/Na hora que se esfuma,/Saudades de ninguém/Nem de coisa nenhuma".
A todos muito obrigada e até sempre!

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Em meu nome, no dos membros da Mesa, dos Srs. Deputados, das Sr.ªs Deputadas, dos Srs. Funcionários e dos Srs. Jornalistas habitualmente pre-
sentes nesta Casa, quero agradecer à Sr.ª Deputada Edite Estrela o cumprimento
que nos dirigiu e exprimir, também em jeito de voto comum a todos, o desejo de que, nas funções de cujo exercício foi livremente incumbida por parte dos eleitores de Sintra, (obtenha os melhores êxitos.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero dirigir-me à Sr.ª Deputada Edite Estrela para sobretudo a cumprimentar e lhe dizer do nosso
apreço e dos nossos voto; de êxito nas suas novas funções.
Desejaria, apesar de tudo, dizer-lhe que as nossas divergências de forma alguma tocam o muito respeito e apreço que temos pela Sr.ª Deputada, a tal ponto que estamos longe de lhe dirigirmos as críticas, sem dúvida injustas, que alguns dos seus camaradas lhe tecem publicamente.

Risos do PSD e do PS.

Continuaremos amigos e espero que esta minha referência à Sr.ª Deputada não vos cause quaisquer engulhes. Faço-o por um imperativo o pessoal de respeito e amizade para com a Sr.ª Deputada, mas faço-o também por ser essa a postura da minha bancada. Sabem muito bem que têm sempre em nós divergentes sem reticências, mas companheiros com muita solidariedade e muito respeito recíproco.
Mesmo neste ponto, Sr.ª Deputada, quereria que o nosso entendimento fosse total. Ao tomar a palavra, e não sendo eu uma mulher, quero que fique claro que rompemos com qualquer machismo, mesmo de sinal contrário.

Risos.

O nosso apreço por si é incondicional!

Aplausos do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Ainda sobre o tema em discussão, tem a palavra o Sr. Deputado Adriano Moreira.

O Sr. Adriano Moreira (CDS-PP): - Pela primeira vez, Sr. Presidente, permito-me corrigir V. Ex.ª: o tema não tem discussão, porque é sobre
Devo dizer, em primeiro lugar, que me regozijo com a eleição de Edite Estrela, embora, por obrigações partidárias. Não vote na Edite Estrela. Mas o meu regozijo tem várias origens, desde logo porque sou transmontano. E aconselham-nos, quando "emigramos", que não digamos nunca, quando está muita gente, que somos transmontanos, porque outros podem não o ser e escusam, assim, de ficar diminuídos.

Risos.

Não resisto, em todo caso, a confessar que sou transmontano. Ela também é, o que constitui um motivo de orgulho para nós. É uma das nossas "imigrantes" que triunfou.
Faço votos, em segundo lugar, para que me possa regozijar com a administração que lhe foi confiada em Sintra, porque ela irá ser, a partir deste momento, a minha presidente municipal.
Quero, finalmente, prestar homenagem à sua verticalidade na intervenção política, à coragem com que defende os seus pontos de vista e aos serviços que já lhe devemos na área cultural, especialmente no domínio da defesa da língua. Espero que seja recompensada nos seus esforços pelos bons resultados da sua gestão, que serão um benefício para todos nós.

Aplausos do CDS-PP, do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr.ª Deputada Edite Estrela: Também nós fazemos votos para que, no exercício das suas novas funções, cumpra com o mesmo empenho e dinamismo que lhe vimos na Assembleia da República, ao serviço das populações e do bem-estar do concelho de Sintra.
Vai assumir tais responsabilidades, como muito bem disse, num quadro de crise. A população portuguesa vive uma situação de crise, em resultado da política que o PSD tem vindo a prosseguir, da qual não se perspectiva tão depressa uma saída. Essa saída passa necessariamente pela criação das condições políticas da alternativa ao PSD.
É nesse quadro que desejamos votos de sucesso para a sua actividade, num quadro de trabalho que permita criar, a todos os níveis da nossa sociedade, essa alternativa comum ao Governo do PSD e às malfeitorias que têm conduzido às dificuldades que o nosso povo e o concelho de Sintra atravessam.

Aplausos do PCP e do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Castro.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Srs. Deputados, Sr.ª Deputada Edite Estrela: A sua saída deste Parlamento, onde o número de mulheres já é tão pouco significativo, para assumir novas funções é uma perda. No entanto, julgo que o desafio de trabalhar e de intervir ao nível de uma comunidade com o pragmatismo, o empenho, a dedicação e a paixão com que as mulheres intervêm naquilo que aceitam fazer com prazer, marcará seguramente- é esse o meu desejo - a sua intervenção, que, tenho a certeza, se traduzirá numa alteração positiva num concelho profundamente marcado por uma grande degradação da qualidade de vida daqueles que lá vivem.
Sr.ª Deputada Edite Estrela, desejo sinceramente que a sua experiência seja positiva.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Manuel Sérgio.

O Sr. Manuel Sérgio (PSN): - Srs. Deputados, acabado de chegar, é a minha vez de, em nome do PSN, desejar à Sr.ª Deputada Edite Estrela um governo autárquico em que se revejam todos os verdadeiros homens de Sintra e que continue aí o labor intelectual e cultural que tem desenvolvido ao longo de toda a sua vida e assim, como tam-

Páginas Relacionadas
Página 0777:
7 DE JANEIRO DE 1994 777 Aplausos do PCP. 0 Sr. Presidente: - Não havendo mais declar
Pág.Página 777
Página 0779:
7 DE JANEIRO DE 1994 779 bém sou meio transmontano, também faço minhas as palavras do Profe
Pág.Página 779