O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

630 I SÉRIE - NÚMERO 17

exactamente o mesmo termo que usei, nesta Câmara, há mais de dois anos!

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Onde é que está? Disse-o há dois anos e não existe.

O Orador: - Faz parte de documentos oficiais, de discursos proferidos por mim, no âmbito da política de combate ao desemprego.
Portanto, esta é mais uma verdade, que eu disse da tribuna: não vejo, e aqui se provou, qualquer solução global para os problemas do País; vi umas acções decorrentes e umas declarações muito parcelares, que não são dignas de um debate de Orçamento do Estado, na sua globalidade, nem das Grandes Opções do Plano.
Queria discutir os grandes problemas nacionais. Algum problema nacional transcendente pôs o Sr. Deputado para além de considerações de problemas estatísticos? Eu disse que o problema do desemprego era grave, era o grande desafio futuro. Não fuja a essa dificuldade.

O Sr. Artur Penedos (PS): - Mas sempre o mistificou!

O Orador: - Mas eu esperava que a oposição se apresentasse com soluções para resolver ou ajudar a resolver esses problemas! Não! Mais uma vez, querem é ter razão e nada mais do que isso!

O Sr. Limo de Carvalho (PCP): - A sua intervenção foi para pagar a factura!

O Orador: - O Sr. Deputado falou, de novo, nas pensões. O ano de 1995 vai ser mais um ano em que... Na década de hoje, o tempo é diferente, a anterior era uma década de perda, já o disse,...

O Sr. Limo de Carvalho (PCP): - Isso é para convencer quem?

O Orador: - ... perda sistemática do poder de compra dos mais desfavorecidos, incluindo os pensionistas. A década de hoje é nova, é uma década inversa, em que o ganho real dos pensionistas todos os anos se verifica.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Isso é para convencer os mais cépticos do PSD!

O Orador: - Pelo anúncio que foi feito, 1995 vai cumprir essa trajectória.

Srs. Deputados, quanto ao resto, fiz um apelo - sei que é difícil os senhores corresponderem-lhe à globalização. É porque não se pode discutir política económica nem grandes opções sem um apelo à globalização.
Portanto, quando associei dois indicadores fundamentais em termos do bem-estar das famílias, a inflação e o desemprego, foi no sentido de traduzir uma globalização ao nível do que é fundamental, do que é, de facto, a convergência real, relacionada com o bem-estar das famílias. É evidente que, analisando um ou outro indicador de uma forma parcelar, a discussão não é séria, não tem sentido, pelo menos, neste quadro de debate parlamentar - terá, com certeza, alguma oportunidade, mas em sede de especialidade.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Gameiro dos Santos.

O Sr. Gameiro dos Santos (PS): - Sr Presidente, que saudades do Sr. Deputado Angelo Correia, quando falava, aqui, nos debates orçamentais das Grandes Opções do Plano. Que saudades!...

O Sr. Ferro Rodrigues (PS) - Muito bem! Que saudades!

O Orador: - Foi pena o Sr. Primeiro-Ministro não ter chegado mais cedo, porque, seguramente, teria ouvido uma crítica feroz que o Sr. Deputado Silva Peneda lhe fez. É que, quando, ao falar no passado, nos referiu a presença do FMI, em determinado passo, esqueceu-se de dizer que isso aconteceu porque o Governo da AD, de que o Sr. Primeiro-Ministro foi, na altura. Ministro das Finanças, conduziu este país quase à bancarrota e teve oportunidade, de uma forma implícita...

O Sr. Ferro Rodrigues (PS). - Exactamente! Muito bem!

Protestos do PSD.

O Orador: - Compreendo! Compreendo as vossas dificuldades!
Dizia eu que fez uma crítica implícita ao Ministro das Finanças de então e actual Primeiro-Ministro.

Protestos do PSD.

Srs. Deputados, peco-vos calma. Compreendo que não gostem de ouvir isto, mas tenham calma.
No entanto, não deixa de ser curioso que o Sr. Deputado Silva Peneda venha falar, aqui, nos méritos dos Governos do PSD, quando o Sr. Deputado, enquanto Ministro do Emprego e da Segurança Social, foi o responsável pelos maiores escândalos que ocorreram nos últimos anos,...

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Muito bem!

O Orador: -... pela delapidação das verbas do Fundo Social Europeu. Ou será que o Sr Deputado já se esqueceu disso?!

O Sr. Ferro Rodrigues (PS) - Muito bem! Esqueceu-se!

O Orador: - Mas, afinal, que moral tem o senhor para vir aqui apregoar a moralidade, os méritos do Governo, quando foi o grande responsável pelo descalabro da utilização das verbas do Fundo Social Europeu?

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado falou em tantos méritos deste Governo, que não posso deixar de lembrar-lhe que, há pouco, o Sr. Ministro Valente do Oliveira dizia o seguinte: «O País está a progredir, mas os portugueses são os últimos a acreditar nisso». Claro que têm de ser os últimos a acreditar nisso! Porque é com este Governo que a agricultura está de rastos! Foi com este Governo que a indústria caiu! Foi com este Governo que o ensino se degradou! É com este Governo que a saúde está no estado em que está!
Sr. Deputado Silva Peneda, é preciso um pouco mais de desfaçatez e evitar vir dizer o que disse, porque, se há pessoas que não o podem dizer, o senhor é um deles!

Aplausos do PS

O Sr. Presidente: - Para responder, se assim o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Silva Peneda.

Páginas Relacionadas