O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1126 I SÉRIE - NÚMERO 30

não se terem cumprido as promessas que a Sr.ª Ministra fez à comissão parlamentar e à opinião pública quando veio a esta Tribuna dar explicações para a apresentação do plano.
Exige-se agora - e era essa solidariedade que, penso, deveria ser uma exigência vossa - que a Sr.ª Ministra venha aqui dar explicações sobre por que é que ainda não foi desta vez que foi cumprida a promessa feita pela terceira vez pelo Governo sobre uma matéria tão grave como esta.
Era a indignação de V. Ex.ª que eu esperava aqui ver, mas não foi isso que aconteceu. Certamente que aqueles que nos elegeram saberão, no devido momento, fazer uma escolha devida e oportuna.

0 Sr. Presidente: - Srs. Deputados, em nome da Câmara, queria cumprimentar o grupo de 40 alunos do Colégio Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa, e os 10 jornalistas da imprensa regional, designadamente da imprensa de Tondela, Viseu, que se encontram nas galerias.

Aplausos gerais.

0 Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Duarte Pacheco.

0 Sr. Duarte Pacheco (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: No início de 1992, o Grupo Parlamentar do PSD editou o livro Ao Encontro dos Portugueses. Nessa publicação estavam inventariados os anseios e as aspirações das populações de todos os círculos eleitorais, tornadas públicas e formalmente apresentadas pelos Deputados do Partido Social-Democrata.
No preâmbulo, pode ler-se: "As medidas que a seguir se anunciam não são um compromisso formal, a ser milimetricamente executado até ao fim da legislatura. Elas são, antes, uma meta, um horizonte a alcançar na caminhada que iniciámos em Outubro de 1991 e que terminará em 1995. Resumem um vasto leque de ambições, algumas velhas de décadas, de milhões dos nossos concidadãos que também faremos nossas".
Três anos se passaram e penso ser oportuno fazer uma primeira avaliação da concretização dos anseios das populações da Região Oeste, os quais assumi como meus.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: A diferença entre uma governação serena, rigorosa e séria e uma governação folclórica, exercida unicamente para os meios de comunicação social, está entre aquela que o Governo do Professor Cavaco Silva tem feito e aquela que faria um governo socialista - isto se tomarmos como exemplo o espectáculo que os autarcas do PS, pelo menos os da minha região, fazem ao concluírem e inaugurarem 100 metros de conduta de água...
Faço esta referência porque só um governo sério e sereno cumpre promessa atrás de promessa, respondendo paulativa e concretamente aos anseios da população de um forma discreta, pois a sua principal função não é a do espectáculo mas, sim, a de governar, indo ao encontro das aspirações dos portugueses e resolvendo os problemas de Portugal.
Comprovo este pensamento, esta convicção apresentando a V. Ex.ª como exemplo as inúmeras medidas referentes à Região Oeste apresentadas no livro já referido, evidenciando o seu nível de concretização.
Primeiro, na área dos transportes, tal como foi prometido pelo Sr. Primeiro-Ministro, neste Verão de 1995, a A-8 chegará a Torres Vedras, tendo um nó de saída em Sobral de Monte Agraço. A conclusão desta obra, fundamental para o desenvolvimento da região, vai colocar a capital do Oeste a 30 Km de Lisboa, facto relevante para uma região que abastece de legumes frescos e outros produtos agrícolas a capital do País.
Simultaneamente, vai iniciar-se a construção do troço do Itinerário Complementar n.º 1, Torres Vedras/Bombarral, incluindo a variante da cidade de Torres Vedras, o que corresponde a um investimento global de 8,5 milhões de contos.
Muitas outras estradas têm sido reparadas é alargadas pela Junta Autónoma de Estradas, nomeadamente nos concelhos de Arruda, Sobral, Cadaval e Torres Vedras.
Segundo, no sector da educação e desporto, no livro Ao Encontro dos Portugueses, era evidenciada a necessidade de redimensionar a Escola C+S de Sobral de Monte Agraço. Ora, não só esta escola foi redimensionada como neste concelho vai construir-se, em 1995, uma nova escola.
E este exemplo, que traduz o superar das expectativas das populações, sucedeu em toda a região. Assim, construiu-se uma nova escola em Campelos, concelho de Torres Vedras, e na Abrigada e Carregado, concelho de Alenquer; ampliaram-se as escolas de Freiria, de Maxial e o Externato de Penafirme, avançando-se, ainda este ano, o processo de uma nova escola para a cidade de Torres Vedras.
Os milhões de contos dispendidos pelo Governo com a educação dos jovens do Oeste podem ainda ser vistos em creches e infantários, como é o caso do Infantário João de Deus, inaugurado, ontem mesmo, pelo Secretário de Estado da Segurança Social, e na área do desporto, onde, para além do apoio atribuído a muitas instituições desportivas da região, recentemente foi tomada a decisão de construir, em 1995, pavilhões gimnodesportivos para as escolas de Alenquer e Torres Vedras.
Ainda na área cultural, gostaria de salientar o apoio decisivo que o Governo deu à criação do Museu Etnográfico de Campelos.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: A actividade que o Governo tem desenvolvido nas áreas que já evidenciei pode ser generalizada a outros sectores da governação. Vejamos a actividade do Serviço Nacional de Bombeiros, que, em viaturas e meios técnicos, tem apoiado as corporações da região, e o apoio já dado pelo Ministério do Planeamento e da Administração do Território à construção dos quartéis de bombeiros da Lourinhã, da Mercearia, de Olhalvo no concelho de Alenquer (nesta localidade também foi recentemente lançada a primeira pedra do novo quartel, o qual estará concluído brevemente).
Na área da saúde e segurança social, a actividade tem tido o mesmo ritmo. Foram feitas obras nas instalações dos centros de saúde da Lourinhã e de Sobral; foi criado um novo centro de atendimento de doentes na Arruda e extensões dos centros principais de saúde em diversas localidades do concelho de Torres Vedras, sempre com o intuito de melhor servir quem precisa dos serviços de saúde.

Vozes do PSD: - Muito bem 1

0 Orador: - Na área da segurança social, assistimos a investimentos que superam 1,5 milhões de contos, criando-se mais de 400 novas camas. São obras algumas já concluídas, outras a iniciar em Torres Vedras, Carregado, Sobral, Cadaval, Vilar, Lourinhã, Arruda, Campelos, Ramalhal, Freiria, Maxial, Merceana, Marteleira e Monte Redondo, entre outras localidades do Oeste.
Por fim, necessito de fazer uma referência à área da juventude. Se o anseio de criar uma delegação do Instituto Português da Juventude em Torres Vedras parece difícil de satisfazer, a Sr.ª Secretária de Estado da Juventude

Páginas Relacionadas