O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2114 I SÉRIE - NÚMERO 65

os Deputados em concreto. Não ponho em causa que o Dr. Paulo Portas vá religiosamente...

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Civicamente!

O Orador: - ...todos os fins de semana à província, que ele vá religiosamente todos os fins de semana a Aveiro, e, sabendo isso, tenho até de manifestar a minha admiração pela circunstância de ter sido fiel a compromissos, quando parece que outros, noutras circunstâncias idênticas, não o têm sido.
O que estou aqui a contestar é o modelo, e não pretendo fazer essa contestação - porque também não quero que as minhas palavras sejam mal interpretadas - com base na construção de um conflito artificial, que não se enquadra nas minhas concepções políticas, entre o mundo rural e mundo urbano, entre a província e a capitalidade. O que ponho em causa é o modelo de organização que acaba por ter estas consequências e por contribuir para que se criem algumas identidades regionais ressentidas, que obedecem, depois, a lógicas perversas, porque essas, sim, são perigosas.
Do ponto de vista político e cultural, situo-me numa linha liberal e cosmopolita. E a circunstância de não ter nascido ou crescido em Lisboa não afectou em nada essa circunstância. Mas tenho a noção precisa e clara de que há uma necessidade de criar hoje novas instâncias de decisão, de participação, de discussão e de contratualização ao nível global do País e com expressão regional, para que a nossa democracia se torne mais viva, mais activa e mais participada, a cidadania encontre novos palcos de afirmação e o desenvolvimento económico e social seja territorialmente mais equilibrado e mais justo.
É em nome da coesão de Portugal que sou pela regionalização; é em nome da coesão de Portugal que sou claramente contra as propostas que o Sr. Deputado advoga. Não aceito, por isso, que retire das minhas palavras qualquer interpretação ofensiva, porque tenho o respeito intelectual por todos quantos pensam pie maneira diferente; tenho respeito intelectual mesmo pela direita que se coloca numa orientação diferente; tenho respeito intelectual por aqueles que se colocam numa linha genealógica diferente e têm a coragem de a afirmar.
Algumas das grandes contribuições intelectuais para o debate político em Portugal têm surgido justamente da área da direita. O último grande livro que surgiu nessa matéria vem de uma ala de direita, radical até, do Dr. Jaime Nogueira Pinto, e, contudo, não podemos deixar de salientar o grande contributo e a importância no plano cultural e intelectual desse pensamento.
O que estamos a fazer aqui é a contestar posições e orientações. Estamos, naturalmente, a afirmar clivagens e diferenças! Estamos, naturalmente, a dividir os portugueses! Mas isso é a essência da própria democracia!
O discurso da unidade nacional, em nome de uma abstracta ideia da Nação, já serviu, no passado, para perseguir muitos portugueses em concreto.

Aplausos do PS.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Olhe que o Estado Novo previa as regiões!

O Orador: - É preciso ter clara noção disso para se compreender o alcance, o âmbito e os termos em que este debate se está e deve processar-se.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel Monteiro, quer responder já ao pedido de esclarecimento do Sr. Deputado Francisco de Assis ou responde em conjunto com outros pedidos de esclarecimento?
O Sr. Deputado Francisco de Assis formulou um pedido de esclarecimento. Entretanto, interpôs-se uma defesa da honra e ele acaba de dar explicações, por isso o Sr. Deputado Manuel Monteiro tem o direito de responder ao pedido de esclarecimento. No entanto, pode fazê-lo autonomamente ou juntado dois ou três pedidos de esclarecimento, uma vez que tem pouco tempo.

O Sr. Manuel Monteiro (CDS-PP): - Se o Sr. Presidente me permitir, eu, com todo o respeito que tenho pelos demais Deputados, distinguiria e responderia pessoalmente ao Sr. Deputado Francisco de Assis.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado é dono do tempo que ainda lhe resta, embora não seja uma fortuna!.

O Sr. Manuel Monteiro (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Francisco de Assis, queria tão-s6 dizer uma coisa que, curiosamente, ainda não foi dita nesta Câmara: é que, espantosamente, ou talvez não,...

O Sr. João Amaral (PCP): - Distingue o PS por uma questão de amizade?!

O Orador: - Não! Mas só há mais um Deputado inscrito, que é o Sr. Deputado José Junqueiro!

O Sr. Presidente: - Não, não! Há quatro Srs. Deputados inscritos.

O Orador: - Sr. Presidente, então, respondo um a um.

O Sr. João Amaral (PCP): - Está a discriminar Os Verdes?!

O Orador: - Longe de mim querer discriminar a Sr.ª Deputada de Os Verdes! Acredite, Sr. Deputado.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não seja marialva!

O Orador: - Cada um é o que pode!

Risos.

Sr. Presidente, curiosamente..., curiosamente...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, fuja às grandes pausas, se não, daqui a pouco, acaba o seu tempo.
Faça favor de continuar.

O Orador: - O Sr. Deputado José Magalhães, como passa o tempo no computador, é natural que se tenha esquecido de outras coisas, mas isso já não é problema nosso!

Sr. Presidente, curiosamente, a Constituição que defendia mais as regiões, ainda que lhe chamando outras coisas, era a Constituição do Estado Novo, como V. Ex.ª tão distintamente sabe.

Páginas Relacionadas
Página 2116:
2116 I SÉRIE - NÚMERO 65 so Grupo Parlamentar, a partir deste momento, poder decidir, depoi
Pág.Página 2116