O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

264 I SÉRIE - NÚMERO 8

ga Deputado Joel Ferro. O voto está assinado por todos os líderes dos grupos parlamentares, por vários Srs. Deputados e também pelos membros da Mesa, pelo que penso que não haverá nenhuma objecção a que seja imediatamente apreciado.
Tem a palavra o Sr. Secretário, para a sua leitura.

O Sr. Secretário (Artur Penedos): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O voto de pesar é do seguinte teor:

Faleceu o Deputado Joel Maria da Silva Ferro.
Eleito Deputado pelo círculo eleitoral de Braga, nas listas do Partido Socialista, exercia mandato pela segunda vez, depois de ter sido eleito Deputado em 1982/1985.
Fundador do Partido Socialista em Barcelos e Presidente da Comissão Política local, Joel Ferro destacou-se como um lutador pela Liberdade, pela Democracia e pelos valores do Socialismo Democrático em que profundamente acreditou.
Amigo e defensor indefectível da sua Terra, teve dos Barcelenses, no seu cortejo fúnebre, uma última e sentida homenagem.
Homem de convicções fortes, de sentimento humanista e de vivida paixão pelas causas que abraçou, assumia-se discreto no modo de estar, mas determinado e convincente no agir. Foi assim na actividade política, no poder local, no associativismo social e humanitário. Foi assim no combate entre a vida e a morte. A sua mais longa e dolorosa batalha. O Deputado Joel Ferro fica vivo na nossa memória e nos corações que mais de perto o acompanharam.
A Assembleia da República reunida em sessão plenária no dia 6 de Novembro de 1996 presta sentida homenagem à sua memória e apresenta à família enlutada um voto de profundo pesar.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, em nome do Partido Socialista, o Sr. Deputado Alberto Marques.

O Sr. Alberto Marques (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Falar sobre Joel Ferro é para mim motivo de alguma amargura. Tive o privilégio de acompanhar quase diariamente Joel Ferro desde que foi eleito pela segunda vez Deputado na presente legislatura. Não posso deixar de dizer aqui que, apesar de ser um homem simples, Joel Ferro era um homem de que todos nos podemos orgulhar, especialmente aqueles que, como eu, são militantes do Partido Socialista.
Joel Ferro foi fundador do PS no distrito de Braga, foi um lutador pela causa da liberdade e da democracia acreditando seriamente em tudo aquilo em que seguia. Joel Ferro era, de facto, um homem alegre que contagiava com a sua alegria todos aqueles que mais de perto o acompanhavam. Era um verdadeiro amigo, era um amigo do amigo, era um homem de convicções fortes e deu prova disso mesmo pelo modo firme, pelo modo corajoso, como enfrentou uma terrível doença que durante cerca de dois anos o apoquentou e fez sofrer. Aliás, de todos aqueles que o conheciam nesta Câmara, muito poucos tiveram a percepção da gravidade da sua doença justamente porque ele tinha um temperamento e uma personalidade alegre, bem disposta, contagiante, com um projecto de vida, com uma perspectiva de olhar sempre em frente.
Pessoalmente acompanhei essa doença não só como amigo mas também como médico e confesso que é com alguma emoção que hoje estou aqui a falar sobre Joel Ferro evocando a sua memória e ao mesmo tempo a reconhecer que a sua morte foi uma grande perda para o Partido Socialista, para a luta pela sociedade justa que todos ansiamos e pelos valores que especificamente, como socialistas, defendemos.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Fica o nosso depoimento sobre o carácter e a personalidade de um homem simples mas forte na sua maneira de estar na vida, na sua maneira de enfrentar as questões que se lhe colocaram e sobre o modo extremamente determinante como foi capaz de enfrentar a sua doença.
Estas são razões bastantes para o termos como exemplo da maneira de estar na vida, que nos transmitiu sempre uma rejuvesnecedora alegria e nos contagiou com a sua boa disposição.
Paz à sua alma! Que seja tomada sempre como exemplo a sua memória.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, em nome do Partido Social Democrata, o Sr. Deputado Fernando Santos Pereira.

O Sr. Fernando Santos Pereira (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Com o falecimento do Deputado Joel Ferro a Assembleia da República ficou inegavelmente mais pobre. E ficou mais pobre porque perdeu um dos parlamentares para quem os valores da democracia, da solidariedade e da amizade não eram coisas vãs. Joel Ferro foi uma personalidade política que manteve o seu nome sempre ligado à difícil fase da construção e consolidação da democracia. Além das funções de Deputado desta Casa, exercidas em legislaturas diferentes, acompanhou com intensidade a política autárquica onde ocupou por diversas vezes o lugar de vereador na Câmara Municipal de Barcelos e também o lugar de deputado municipal.
Quer ao nível local, quer nacional, a postura de Joel Ferro tornou-o polo de admiração granjeando simpatia e amizade independentemente das convicções políticas de cada um. Para mim, a Assembleia da República ficou mais triste pois agora que percorro com o olhar o Hemiciclo não encontro o rosto amigo de Joel Ferro restando-me como, consolação a memória viva da sua forma de pensar e de agir.
Por isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero expressar, em meu nome pessoal, em nome dos Deputados do PSD do círculo eleitoral de Braga e em nome do meu grupo parlamentar, as nossas sentidas condolências pelo falecimento do nosso colega Deputado endereçando aos seus amigos mais íntimos e à sua família em especial a expressão deste nosso profundo pesar.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, em nome do Partido Popular, o Sr. Deputado Manuel Monteiro.

O Sr. Manuel Monteiro (CDS-PP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Não tive o privilégio de privar de perto com o Sr. Deputado Joel Ferro mas queria como Deputado eleito pelo circulo de Braga, a titulo pessoal e em nome do Partido Popular, apresentar as nossas e as minhas sentidas condolências ao Grupo Parlamentar do PS e ao Partido Socialista.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, o Sr. Deputado João Amaral.

O Sr. João Amaral (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Em nome do Grupo Parlamentar do PCP,

Páginas Relacionadas